Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Núbio Brito

Foto: Núbio Brito

Com a finalidade de compartilhar experiências já vividas e de momentos felizes e tristes, famílias e crianças do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Aliança do Tocantins participaram ontem, segunda-feira, 8 de julho, de uma oficina ministrada pela assistente social Clary Labbé .

“Meu filho e minha infância”, tema da oficina abordou tipos de brincadeiras da época dos pais e brincadeiras de hoje, verificando-se que antigamente as crianças tinham muita criatividade em produzir seus brinquedos e vivenciando o lúdico através das experiências no meio rural.

Foram também abordados os tipos de castigos e punições que os adultos receberam enquanto crianças o que proporcionou momentos de muita emoção nos pais quando alguns lembraram que receberam castigos violentos e impróprios para suas idades. “Antigamente tinha-se culturalmente que o castigo físico corrigia e educava”. Relatou um dos pais com os olhos cheios de lágrimas lembrando que hoje isto não é visto desta maneira, pois se acredita que a violência se reproduz de outras formas.

“Acreditamos que estamos contribuindo de forma muito gradativa com as famílias para elas terem condutas mais amorosas junto a seus filhos construindo a cultura da paz e praticando o dialogo”. Pontuou Clary Labbé dizendo ainda que as instituições têm a responsabilidade de educar com amor e proporcionar atividades onde os participantes descubram seus valores e suas necessidades resgatando a família como instituição de educação, princípios e valores.

Para a primeira dama Sideivan Tavares a participação das crianças nesta colônia de férias tem sido importante, percebe-se o interesse de todas elas pelas atividades. “O calendário foi muito bem elaborado com atividades variadas pensando sempre em despertar educando o interesse das crianças no período de férias”, concluiu.

A colônia de férias, “PETI de bem com a Vida”, teve inicio no dia 01 e termina no dia 31 de julho com atendimento no período matutino (8h00 às 12h00) possibilitando assim cumprir o programa social do Governo Federal que visa erradicar o trabalho infantil.

Fonte: Assessoria de Imprensa pref. de Aliança do Tocantins