Palmas

Foto: Rejane Costa

Para garantir a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Palmas continuam durante o mês de julho. A colônia de férias conta com uma vasta programação com recreação, práticas esportivas, gincana, atividades culturais e muitos passeios. Participam das atividades cerca de 250 crianças.

Nesta quinta-feira, 09, as crianças e adolescentes terão uma manhã de lazer no Clube da Assemp. No dia 10 haverá um passeio com trilha ecológica no Parque Cesamar. Outro passeio acontece no dia 14, quando os meninos irão participar de práticas recreativas e esportivas no Tênis Sesc do Jardim Aureny III.

As atividades encerram no dia 17, com um Sarau realizado nos próprios núcleos. Para o evento estão previstas apresentações de roda de viola, recital de poesias, concurso de dança e de paródias de música.

A coordenadora do Peti em Palmas, Tereza de Jesus de Souza Leite ressalta a importância das ações do programa continuarem durante as férias, explicando que neste período sem aulas as crianças ficam muito ociosas o que as impulsionam a voltar ao trabalho. "Por isso é importante ocupar o tempo delas. Com atividades de lazer, sem perder o caráter pedagógico estamos estimulando a mudança e de hábitos das famílias e ao mesmo tempo promovendo a integração entre crianças de núcleos diferentes", reforça.

O Peti é um programa nacional e em Palmas é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego.

Programação

09/07 - Atividades recreativas e de lazer no clube da ASSEMP.

10/07 - Passeio com trilha ecológica no Parque Cesamar.

13/07 - Atividades recreativas e de lazer nos núcleos.

14/07 - Atividades esportivas e recreativas no Tênis SESC do Aureny III com as crianças de todos os núcleos.

15/07 - Atividades recreativas no clube dos Cabos e Soldados (PETI Aureny III, Aureny I e João Paulo II).

- Atividades de lazer no Cantinho da Paz (PETI Taquaruçu).

16/07 - Atividades esportivas e recreativas no Tênis SESC do Aureny III (PETI Aureny III e Aureny I).

- Atividades recreativas no clube dos Cabos e Soldados (PETI João Paulo II e Taquaruçu).

17/07 - Atividades culturais nos núcleos (Sarau) Roda de Viola, Desfile Caipira, Recital de Poesias, Concurso de Forró, Paródia, Música.

Fonte: Ascop