Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Claudio Frascari Frota Filho assina convênio do programa Minha Casa, Minha Vida Frota Filho assina convênio do programa Minha Casa, Minha Vida

Com a assinatura do termo de adesão na noite de ontem, terça-feira, 14, entre o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) e o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Raimundo Nonato Frota Filho, o município deu grande passo para ser beneficiado com o maior programa da sua história na área de habitação. As famílias gurupienses que não possuem moradia e que ganham até três salários mínimos poderão participar do programa e conquistar a casa própria.

Para a prefeitura a meta inicial do programa é que sejam construídas aproximadamente 2 mil casas. Durante a assinatura do termo de adesão o Superintendente Regional da Caixa Econômica, Raimundo Nonato Frota Filho, noticiou que Gurupi só foi beneficiada depois que o governo Federal definiu que os municípios acima de 50 mil habitantes também sejam contemplado com o programa Minha Casa, Minha Vida.

Frota filho disse ainda que se tudo ocorrer dentro da normalidade em setembro poderá ser liberado os primeiros contratos do programa para o município. “O Governo Federal disponibilizou 10.350 unidades para o Tocantins, com possibilidade de este número ser ampliado. O IBGE aponta que Gurupi possui déficit de 1.814 unidade habitacionais. A Caixa irá analisar o projeto, que deverá ser envidado em tempo adequado, e, de acordo com a demanda serão liberados”, disse Frota.

O prefeito Abdalla destacou o empenho do senador João Ribeiro (PR) e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff em beneficiar com o programa os municípios de até 50 mil habitantes. “Agradecemos ao senador João Ribeiro que nos levou até a ministra Dilma Rousseff, que na época se expôs como uma grande defensora da democratização do programa aos municípios menores. Assim como ela, defendo também que este programa atinja também os municípios abaixo de 10 mil habitantes, pois a situação de quem não tem um teto para morar de uma cidade de 1.000 habitantes é a mesma de quem mora em uma cidade de 100.000 habitantes”, defendeu.

O prefeito destacou a recém criada Secretaria Municipal de Habitação que dará ao município, segundo ele, mais agilidade técnica para a implantação dos programas do governo federal. “O IBGE aponta déficit de cerca de 1.800 unidade habitacionais, mas em nosso Plano Diretor o número do déficit chega a 5 mil unidades. Para suprir a demanda habitacional a prefeitura está preparando à implantação da Secretaria de Habitação que nos próximos dias estará apta a elaborar projetos no tempo determinado por meio de técnicos especializados na área”, disse.

O presidente da Associação dos Moradores do Parque das Acácias, Edmilson Amorim destacou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida, para a qualidade de vida dos moradores de Gurupi. “Agora as famílias terão condições de sair do aluguel. Imagine uma pessoa vivendo com um salário mínimo e ainda ter que pagar aluguel”, ponderou.

Na solenidade de assinatura estiveram presentes líderes comunitários, empresários do segmentos da construção civil, o prefeito Alexandre Abdalla, o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Raimundo Nonato Frota Filho; o Gerente Regional de Negócios de Pessoas Jurídica, Vitor Costa Nunes; a Gerente Geral da Agência da Caixa em Gurupi, Carla Shchimitt Mendonça; secretários municipais, vereadores e o coordenador do Programa de Apoio Comunitário, Carlos Souza Oliveira (Souzinha).

Fonte: Ascom prefeitura de Gurupi