Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ângela Cambraia

A Gerência de Recursos Humanos do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, em parceria com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Sócio Ambiental e Matinta Perera - Associação dos servidores, realizou na tarde desta quinta-feira, 16, na Praia do Prata, em Palmas, a I Gincana de Férias do Naturatins – Servidores e Filhos pelo Meio Ambiente.

Com o objetivo de aliar lazer, diversão e responsabilidade ambiental, a ação que teve como parceiros a Saneatins - Companhia de Abastecimento do Tocantins, Corpo de Bombeiros e Sesc - Serviço Social do Comércio, contou com cerca de 60 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos.

A gincana iniciou com a divisão das equipes, e distribuição de camisetas e pulseiras coloridas, seguidas de uma pequena apresentação sobre a importância dos cuidados com o lixo e sua destinação correta. Nesse momento as crianças também responderam perguntas sobre o tempo que alguns materiais levam para se decompor.

Depois de receberem as noções de conservação e conscientização sobre o meio ambiente, as equipes foram orientadas por um professor de educação física do Sesc, no alongamento.

Já as provas foram realizadas posteriormente, com diversas atividades diferentes a serem cumpridas na areia, como brincadeiras com pipas, futebol de areia, peteca, boliche, e até práticas de resistência como a corrida de saco.

Para a garotinha Jordana Ribeiros dos Reis, de 7 anos, a tarde foi ótima para brincar e aprender, “foi muito bom, eu brinquei, me diverti e aprendi que não é certo jogar lixo na natureza”, disse.

De acordo com Willian Sousa, gerente de recursos humanos do Instituto, a intenção inicial era reunir servidores e filhos para uma tarde de recreação e interação em contato com a natureza, posteriormente surgiu a idéia de aliar diversão à responsabilidade ambiental. “A princípio queríamos apenas promover a integração entre os servidores através dos filhos, depois pensamos em unir, em um único evento, lazer e educação ambiental, que é o compromisso do órgão”, finalizou.

Fonte: Ascom Naturatins