Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dentro das ações previstas na Campanha de Combate às Queimadas 2009, uma reunião com o Comitê de Combate a Incêndios Florestais e Prevenção à Queimadas e demais órgãos ambientais parceiros do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, foi realizada na manhã desta terça-feira, 21, na sede do Instituto, em Palmas.

O objetivo principal foi definir e otimizar as ações da Força Tarefa Dia “D” Prevenção às Queimadas, novidade deste ano que reforça os trabalhos de notificação preventiva em áreas rurais de vários municípios do Estado.

No encontro os parceiros conheceram, melhor, as propostas da ação e foram orientados sobre as normas e procedimentos para a realização da queima controlada, estabelecidas pela Portaria nº 374, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 17.

As ações da força tarefa foram iniciadas em Palmas, no dia 30 de junho, na região da Serra do Lajeado, onde uma equipe de cerca de 40 pessoas percorreram aproximadamente 40 km no entorno do Parque Estadual do Lajeado. Na atividade, 52 proprietários rurais receberam as orientações.

No interior do Estado, as equipes técnicas das 16 Unidades Regionais do Naturatins, já realizam os trabalhos há uma semana. A intenção é que a partir de agora o mesmo trabalho seja realizado em outros municípios, especialmente em Goiatins, Lagoa da Confusão, Pium, Araguaçu, Campos Lindos, Rio Sono, Itacajá e Formoso do Araguaia, por registrarem números significativos de focos de calor, conforme o monitoramento feito por satélites.

Para a realização da força tarefa nesses municípios, o Naturatins conta com o apoio e a parceria de outros órgãos ambientais como Guarda Metropolitana de Palmas, Ibama, Defesa Civil, Ruraltins, Corpo de Bombeiros, Sedumah - Secretaria de Desenvolvimento Urbano Meio Ambiente e Habitação, Adapec e Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental.

De acordo com a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Naturatins, Fátima Armond, essa parceria é fundamental para que a ação atinja os municípios prioritários, visto que nem todas as cidades possuem Unidades Regionais do Naturatins. “Nossa idéia é levar as informações ao maior número possível de pessoas. Nesse sentido, contaremos de forma especial, com os trabalhos das equipes do Ruraltins e Adapec, especificamente nos municípios nos quais não temos equipes de fiscalização”, explicou Fátima.

Força Tarefa

A força tarefa é uma das atividades do Plano Estadual de Prevenção de Incêndios Florestais e Combate às Queimadas. A ação tem como objetivo orientar e notificar proprietários rurais sobre o uso irregular e indiscriminado do fogo, prejuízos das queimadas descontroladas, importância da solicitação da AQC – Autorização de Queima Controlada, além de divulgar o Calendário de Queimadas Controladas, material relativo aos períodos de maior incidência de focos de calor no Estado, que será disponibilizado aos produtores rurais.

Fonte: Ascom Naturatins