Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em clima de alegria, a equipe do SESI organiza o Arrastão da Informação, que será realizado na Avenida Goiás em Gurupi, no sábado, 25, com a participação do mascote do SESI: o Sesinho, distribuindo informações sobre os produtos e serviços oferecidos pelo SESI que proporciona maior qualidade de vida à toda a comunidade e também a revista do Sesinho.

O evento está programado para começar às 9h30min, na Avenida Goiás esquina com Rua 11 (Praça Santo Antônio) e chegar até o Parque Mutuca. “É necessário que as pessoas conheçam o SESI e saibam que ele promove qualidade de vida com foco em Educação, Saúde, Lazer e estimula atitudes Socialmente Responsáveis, dentro e fora das empresas. Só assim elas poderão usufruir de todos os benefícios oferecidos”, enfoca Salviano Martins, gerente do SESI Gurupi.

“O enfoque principal nesse momento é para as pessoas acima de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio”, destaca Andrezza Ferrarezi Machado, supervisora pedagógica do SESI Gurupi. Isso, porque de acordo com Andrezza, o SESI está preocupado em formar cidadãos empreendedores, criativos, socialmente responsáveis além de contribuir para o desenvolvimento de mão de obra qualificada.

Diante dessa constatação, o programa do SESI em Gurupi utiliza metodologias próprias e inovadoras ao prestar serviços de Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente para quem precisou interromper os estudos. Diferente do sistema convencional, a educação de EJA do SESI é regida através do ensino supletivo. Cada série, que corresponde a um período, é concluída em até seis meses, possibilitando ao aluno se formar na metade do tempo, com uma carga horária mínima de 75% de freqüência.

De acordo com a secretária escolar do SESI em Gurupi, Luiza Coelho dos Santos Aguiar, o horário normal das aulas no CET – Centro de Educação do Trabalhador é das 19h às 21h – sendo 2h de aula/dia, de segunda a sexta-feira. Porém, como o segundo semestre do ano é menor e o número de feriados é grande, a maioria das aulas acontece das 19h às 22h – 3h de aula/dia para fechar a carga horária exigida por Lei.

“De qualquer forma, a qualidade é garantida mesmo que o tempo diário gasto em sala de aula seja menor do que nas outras escolas. Isso é confirmado no resultado final, com o grande índice de aprovação no vestibular, e a inserção dos alunos no mercado de trabalho”, destaca Aguiar.

O Centro de Educação do Trabalhador - CET Gurupi também é a única escola que oferece opção de cursar apenas as disciplinas pendentes para aqueles alunos que participaram do provão do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competência de Educação Jovens e Adultos, devido à grade escolar ser desenvolvida por módulos independentes.

Os alunos matriculados no Centro de Educação do Trabalhador – CET, escola que faz parte do SESI Gurupi, recebem gratuitamente os livros didáticos, têm acesso ao Clube SESI (quadras, campos de futebol e piscinas) nos dias e horários livres, além de contar com desconto especial no atendimento odontológico. “Para esse semestre, ainda implantamos o sistema ‘corrente’, ou seja, o aluno que vier efetuar sua matrícula e trouxer mais um aluno indicado (para cursar todas as disciplinas), terá 50% de desconto na matrícula, no caso de trazer dois alunos, ele terá 100% do valor de matrícula isenta”, garante a coordenadora pedagógica do SESI Gurupi, Kátia Bárbara Martins.

O início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto.

A Revista Sesinho

A revista Sesinho, é uma publicação que aborda em linguagem simples e didática, a temática complexa do mundo moderno.

O SESI utiliza a revista em quadrinhos porque a informação chega mais rápido ao seu público – alvo. Além do mais, o quadrinho é a interação da literatura com o desenho e propicia o cultivo do espírito crítico, por meio de uma leitura alternativa.

O Sesinho é um personagem que fez parte do imaginário infantil nas décadas de 40 e 50, veiculado por meio de revista editada pelo SESI e distribuída aos filhos de trabalhadores. Hoje, ele e sua turma fazem parte do desenho animado apresentado na TV Cultura.

Ao longo dos últimos anos, o Sesinho vem participando de vários eventos, festas, comemorações em âmbito regional e nacional. Sempre é válido como uma presença de enorme sucesso!

Perfil do Personagem Sesinho: sempre alegre e bem humorado e a cada aparição conquista crianças e adultos. É um personagem socialmente correto, transmite nas suas histórias princípios e valores relacionados com: a cidadania, amizade, solidariedade, companheirismo, importância dos estudos e o respeito ao meio ambiente, dentre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesi