Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Núbio Brito

Lazer e descanso são os principais objetivos das famílias que deixam a cidade em direção as mais belas praias de água doce do Brasil. Entre as mais cobiçadas e frequentadas por turistas de todo o Estado do Tocantins está a Praia do Croá em Aliança do Tocantins há 235 km de Palmas. No último final de semana não foi diferente, milhares de pessoas frequentaram o lugar. Na vasta programação o destaque foi o show da banda local Swinguerê, que animou as mais de duas mil pessoas na noite de sábado.

Os donos de barracas comemoram o aumento de clientes. A expectativa é que o faturamento cresça ainda mais. O movimento é bom na praia, mesmo durante a semana.

Sempre rodeado pelos amigos o vereador Alfredo Baiano, comemorava em um dos pontos mais freqüentados o sucesso da temporada na praia do Croá. “Zé Piqui está quebrando a castanha na boca de alguém que dizia que ele não ia fazer carnaval e nem a praia, parabéns Zé Piqui pela estrutura, ta bonito demais”. O veterano político disse ainda que se depender da câmara vai dar tudo certo e o prefeito vai receber ajuda que precisar.

Este ano a preocupação da prefeitura de Aliança esta voltada para a segurança dos frequentadores e disponibilizou uma estrutura, com rede de energia, barracas de apoio da Polícia Militar e posto de saúde, banheiros públicos, chuveiros e palco para shows de artistas locais. Equipes da saúde realizam aferição de pressão arterial, primeiros socorros, distribuição de preservativos entre outros serviços.

Para aqueles que gostam de acampar, uma área na parte superior do barranco foi limpa e instalados banheiros e duchas. Os banhistas podem contar com restaurantes, lanchonetes e local para a prática de esporte.

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja” (Chico Xavier). Com esses dizeres o Instituto Pedra Verde em parceria com a prefeitura realiza a campanha “Plantando o Futuro” que objetiva manter a praia limpa. Foram espalhados banners em vários setores da praia alertando aos banhistas sobre a responsabilidade de cada um com o meio ambiente. Sacos plásticos para coleta de lixo, camisetas, faixas e folhetos estão sendo distribuídos nos finais de semana. De acordo com Danúbio Azul, fundador do Instituto Pedra Verde e principal articulador da campanha, somente a participação dos movimentos sociais não conseguem alcançar os resultados. “É preciso que cada um faça a sua parte, nós estamos fazendo a nossa”. Pontuou.

Um grupo de empresários de Pernambuco esteve no Croá. Impressionado com a estrutura da praia o funcionário público federal de Garanhuns Ricardo Sula não escondia a alegria entre os companheiros. “Estou feliz por estar conhecendo essa beleza que o Brasil nos oferece”. De acordo o agropecuarista José Tenório tudo estava perfeito. “Estrutura boa, pessoal acolhedor, praia limpa, simplesmente fora de série”, definiu.

Quem se mostra presente nos fins de semana é o prefeito de Aliança José Rodrigues (PT), o Zé Piqui, preocupado com o bem estar dos banhistas faz questão de visitar as famílias nos acampamentos por toda a praia. “Estamos felizes pelas parcerias que formamos, há um grande esforço de todos em deixar a praia com um ótimo padrão de qualidade, entendemos que essas ações representam o cartão de visita para os freqüentadores e por isso deve ser bem cuidada e limpa”, enfatizou.

> Acesse o site NET Virtua e conheça os planos e descontos da melhor internet do Brasil!