Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Divulgar os produtos agrícolas e artesanais produzidos pelas mulheres com foco na geração de renda e melhoria da qualidade de vida do grupo familiar, esse foi o propósito da I Feira da Mulher de Aliança e região, realizada na noite de sexta-feira (18). O evento é uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com Janaína Cetrone, responsável pela unidade do Ruraltins, em Aliança e organizadora do evento, a Feira superou as expectativas, reunindo 25 expositoras e um expositor, atraindo mais de 400 pessoas ao local. “Com esse evento queremos chamar a atenção para a importância do trabalho da mulher na geração de renda, criando espaço e oportunidade para elas comercializarem a sua produção”, afirmou Janaína Cetrone.

O gerente da regional de Gurupi, Ribanês de Sousa, que no ato representou o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, destacou as atividades da mulher no meio rural como provedoras da renda familiar. “Este evento mostra o potencial que a mulher tem ao ser inserida no processo produtivo do grupo familiar. Nós como órgão de assistência técnica e extensão rural temos o objetivo de orienta-las e incentiva-las a produzir, como também, criar espaços como esse para escoar a produção excedente e aumentar a sua renda”, disse o gerente.

Para o prefeito de Aliança, José Rodrigues, a feira movimenta a economia local, além de promover a interação entre a comunidade urbana e rural. “Nós precisamos fazer destas feiras uma alternativa para as pessoas que produzem  terem a chance de comercializar, e esse espaço é muito importante. É também um momento de confraternização, de bate-papo e muita alegria”, acrescentou o prefeito.

Neura Dias, agricultora do Assentamento Arlindo, produz mandioca, farinha, fava e limão, produtos genuinamente oriundos da agricultura familiar. Para ela a ideia da feira foi muito boa, pois é um incentivo para os agricultores da região. “Nós que somos agricultores familiares precisamos muito desse incentivo, não só na produção, mas também na venda. Isso aqui é muito bom e tem que continuar”, frisou a produtora.

Realizada na Feira Coberta de Aliança, o evento reuniu representantes de comunidades rurais e associações de produtores, e contou com a comercialização de produtos como licores, geleias, frutas, hortaliças, tapetes, bordados, além de apresentação musical com artistas locais e sorteio de brindes.

Prestigiaram também o evento, Ana Luiza Rodrigues Lobo, gerente de Crédito Rural e o gerente de Eventos do Ruraltins, Ézio Silva, do escritório central de Palmas.

 Viva Mulher

A Feira de Aliança faz parte da programação da Ação Viva Mulher, do Governo do Estado que visa assegurar a construção de uma agenda de ações integradas, a partir de três eixos – Saúde e Bem Estar, Cidadania e Inclusão Produtiva.

O projeto é destinado às mulheres tocantinenses durante todo o mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e envolve órgãos da administração estadual e parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado e diversas organizações da sociedade civil.