Geral

Foto: Cláudio Frascari Paulina Abdalla 2ª(E/D) no Centro de Integração da Mulher Paulina Abdalla 2ª(E/D) no Centro de Integração da Mulher

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) junto com a Prefeitura Municipal de Gurupi e a sociedade civil discutem nos dias 03 e 04 de agosto no Instituto Juarez Moreira, as diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único Social (SUAS), na perspectiva da participação e do controle social. A temática do encontro será: “Participação e Controle Social”.

A Conferência é um espaço aberto para a comunidade debater sobre a atuação do trabalhador da Assistência Social; formular execução de políticas de assistência social nos aspectos econômico e financeiro; discutir o controle social em relação ao orçamento, ao processo de escolha dos membros do Conselho Social visando a democratização e efetivação do controle social e da participação popular, assim como debater sobre experiências de implementação do SUAS.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, no decorrer da Conferência será implementado o Plano Decenal da Assistência Social nos níveis de governo municipal, estadual e Federal com envolvimento de toda a sociedade civil e poder público.

Programas envolvidos:

Bolsa Família

BPC – Benefício Prestação Continuada

Centro de Convivência do Idoso

Centro de Integração da Mulher

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Sobre o SUAS e CMAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é um novo modelo de gestão participativa e descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios para execução da política pública de assistência social e visa normatizar os padrões de qualidade e de serviços sócio-assistenciais.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um órgão deliberativo, consultivo e permanente. É composto por membros da sociedade civil e tem como função fiscalizar o Fundo Municipal de Assistência Social, examinar propostas, atuar no controle e formulação da execução das políticas de Assistência Social e deliberar sobre o planejamento, resultando no Plano Municipal de Assistência Social.

Programação:

Dia 03 de Agosto de 2009

19h30min: Abertura Oficial

Dia 04 de Agosto de 2009

08h: Entrega de material para os participantes e credenciamento.

08h:30 min.: Palestra: “Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Palestrantes: Representantes da SETAS e do CEAS

09h: Palestra: “Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

Conferencista: Daniela Maria da Silva Pereira

Presidente do CMAS.

09h30min.: Palestra: “Participação e Controle Social no âmbito da Assistência Social”.

Palestrante: Representantes da SETAS e do CEAS.

10h: Debate sobre as palestras

10h30min.: Divisão dos grupos para Sub-temas.

11h: Almoço

13h: Retorno

13h:10min: Divisão dos grupos para discussão dos sub-temas.

14h: Apresentação dos grupos por sub-tema (20minutos por grupo).

16h: Eleição dos delegados e Considerações finais.

17h: Encerramento com coquetel.

Fonte: Ascom Prefeitura de Gurupi