Geral

Foto: Divulgação Professores de Libras do Ceulp/Ulbra Professores de Libras do Ceulp/Ulbra

O Ceulp/Ulbra é a primeira instituição no Tocantins que disponibiliza serviço de intérprete de libras em sala de aula, cada acadêmico tem um interprete a disposição. A Ulbra de Canoas (RS) foi à primeira instituição do Brasil a oferecer interpretes em sala de aula.

Junto com NAE - Núcleo de Atendimento Educacional, o Ceulp/Ulbra proporciona a inclusão de alunos com deficiência auditiva. Ao todo são 11 portadores de deficiência que se interagem de maneira eficiente, 3 desses alunos fazem uso do serviço de tradução simultânea prestado pelo Ceulp.

Os intérpretes de Libras Everson .R. Praiz e Viviane E. Ramos se sentem satisfeitos, pois essa iniciativa faz com que esses acadêmicos ultrapassem suas dificuldades e se sintam motivados, conseguido mais tarde uma vaga no mercado de trabalho. Servindo de estímulo para outros jovens que também tem esta necessidade especial.

No último vestibular o instituto ofereceu atendimento especial à aluna Débora Ribeiro Mesquita a qual conseguiu uma vaga para o curso de Psicologia. Até mesmo a complexidade da tecnologia se tornou compreensível para o acadêmico Sergio Gomes que ingresso no curso de redes de computadores. Este ano a veterana Lara Izidoro se forma em Matemática no Ceulp/Ulbra, mostrando que a disponibilização do atendimento especial vem dando certo.

Neste semestre os profissionais de Libras e o NAE darão inicio a um projeto de capacitação na Língua brasileira de sinais a funcionários e professores da instituição, desta forma rompendo a barreira de comunicação entre surdos e ouvintes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceulp/Ulbra

Por: Redação

Tags: CEULP/ULBRA, Educação