Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), juntamente com os deputados representantes da região sul do Estado: Angelo Agnolin (DEM), Josi Nunes (PMDB) e Eduardo do Dertins (PPS), são requeridos para comparecer na Câmara Municipal de Gurupi para discutir com a Casa e a comunidade sobre o processo eleitoral para sucessão do governador cassado, Marcelo Miranda (PMDB), no mandato tampão.

A iniciativa parte do vereador e presidente da Câmara Municipal, vereador Jonas Barros (PV), que incluiu entre os requeridos o deputado estadual, Marcelo Lelis, presidente regional do Partido Verde. A data para o comparecimento dos deputados deve ser agendada consensualmente dentro deste mês de agosto.

Na justificativa de seu requerimento, Barros afirma se tratar de “assunto que envolve diretamente a soberania popular” e completa: “nada mais justa e oportuno que o acolhimento pelo douto Plenário deste Requerimento, até mesmo como instrumento hábil a melhor legitimar o Governo Estadual a ser eleito”, arrematou.

O vereador ainda afirmou que não se pretende discutir a forma como se dará a escolha do Governador e Vice-Governador para cumprir o mandato tampão que se avizinha, mas sim, “legitimar o processo mediante sua discussão com os representantes do povo gurupiense”.

Para Barros, o que não se admite é a realização de um processo de escolha de mandatários sem a devida ausculta da comunidade.

(Umberto Salvador Coelho)