Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Eletronorte assina nesta quinta-feira, 6, às 10h, na prefeitura de Miracema do Tocantins, um Acordo de Cooperação Técnica do projeto de Gestão Energética Municipal – GEM. Miracema do Tocantins será o primeiro município do estado a participar do GEM, que é um projeto realizado pelo ministério de Minas e Energia, coordenado pela Eletrobrás e executado no estado pela Eletronorte, o qual visa à consolidação de um sistema de gerenciamento de energia nos municípios, para a promoção do uso racional de energia e o combate ao desperdício.

Participam do ato, o prefeito de Miracema, Júnior Evangelista, o coordenador estadual do GEM, Antônio Vilarindo de Sousa, o gerente de representação institucional da Eletronorte no estado, José Pierre Armond e o gerente da Regional de Transmissão do Tocantins, Carlos Humberto de Souza e Silva.

O Projeto está inserido no Programa Eletronorte de Eficiência Energética – PEEE e consiste em um instrumento para auxiliar os gestores municipais no uso sustentável de energia elétrica. As principais metas do GEM são a redução das despesas com a conta de energia; aperfeiçoamento das condições para o turismo e lazer noturno, investindo na segurança dos centros urbanos; redução da demanda do sistema elétrico nacional, principalmente no horário de maior consumo; e estímulo às ações do uso correto da energia elétrica, para a redução de impactos ao meio ambiente

O Acordo que será firmado entre a Eletronorte e a prefeitura contempla a formação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal – UGEM, cujos membros farão a gestão dos gastos com energia do município e serão responsáveis por programas de combate ao desperdício, participando da elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – PLAMGE. O Plano fará um mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais, identificando áreas, discriminando gastos de energia, identificando os pontos de desperdício e ações corretivas, e ainda elabora um cenário que mostra a evolução do consumo de energia num determinado período. Dessa forma a prefeitura poderá fazer uma avaliação do gasto de energia elétrica e o impacto nas despesas do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Eletronorte