Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Entre os dias 9 e 17 deste mês de agosto, ocorrerá os festejos da Romaria do Senhor do Bonfim, nos municípios de Araguacema e Natividade. Neste período, a Polícia Militar do Tocantins realizará o policiamento ostensivo/preventivo e ou repressivo, a cargo da 2ª Companhia Independente (2ª CIPM), com sede em Dianópolis, sob a supervisão do Comando do Policiamento da Capital (CPI).

A operação tem como objetivo, preservar a ordem pública, proteger o patrimônio e garantir o bem estar e a tranquilidade dos moradores e freqüentadores dos festejos. Durante as ações as fiscalizações serão focadas nos vendedores ambulantes, vândalos de qualquer natureza, pessoas embriagadas, batedores de carteiras, promotores de jogos de azar, pessoas violentas e agressivas, perturbadores da ordem, pessoas armadas ilegalmente, traficantes e viciados em drogas, condutores de veículos em estado de embriaguez, atentado violento ao pudor, infratores comuns, obstruções e acidentes de trânsitos, uso exagerado de bebidas alcoólicas, entre outros.

Em Araguacema o policiamento nos festejos será realizado pela PM, entre os dias 9 e 16. Já no povoado do Senhor do Bonfim, no município de Natividade o policiamento será reforçado entre os dias 10 e 17. Em Natividade, além do efetivo local a segurança será reforçada por policiais militares de áreas vizinhas, assim como do QCG – Quartel do Comando Geral em Palmas e cadetes da academia. Já em Araguacema o reforço será efetuado por policiais do 8º Batalhão, cadetes, Cipama e QCG.

O efetivo que será encaminhado para Araguacema sairá do QCG, às 8h deste domingo (9). Já para Natividade a saída dos militares está marcada para as 15h do mês dia. Em ambos os locais, os policiais serão distribuídos em pontos estratégicos próximos aos festejos. O policiamento será realizado a pé, motos e viaturas. A segurança será feita em forma de blitz educativa, e também nos postos fixos a uns 15 Km do local da festa será feita a fiscalização dos condutores de veículos e orientação aos romeiros, intercalando-se a cada três quilômetros.

Os motociclistas da PM (batedores) irão acompanhar o governador no dia de sua visita aos festejos em Natitividade e Araguacema. Os demais motociclistas permanecerão nas rodovias de acesso aos locais de Romaria, em apoio aos outros policiais, para orientarem romeiros, motoristas e pedestres, quanto à velocidade permitida, que não deverá ultrapassar os 40 Km por hora.

Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Militar