Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aproximadamente 500 pessoas, incluído professores, diretores de escolas municipais da Capital e do interior e profissionais ligados a educação, participaram da abertura do Seminário Internacional de Educação Integral, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que ocorreu hoje pela manhã e segue até sábado, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, Jardim Aureny III, região Sul de Palmas.

A abertura contou com a presença do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), secretário municipal de Educação, Danilo Mello, Primeiro Secretário da Embaixada da Finlândia, Ville Cantell, diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício, deputada estadual Josi Nunes (PMDB) e demais autoridades e convidados.

Na ocasião Raul Filho reafirmou o compromisso com educação e defendeu que ela é o único caminho para que a pessoa possa ter um futuro mais digno. “Por isso meu compromisso com a educação com qualidade é prioridade no meu governo”. O prefeito defendeu que os recursos, a qualificação de profissionais e a busca por ferramentas eficientes sempre estarão disponíveis para garantir uma educação cada vez melhor.

O secretário Danilo Mello aproveitou para reforçar que as ações que a prefeitura realiza visa oferecer acesso aos profissionais da rede de ensino municipal ao conhecimento. “O Seminário é uma oportunidade de mostrar a preocupação tanto do prefeito, como da Secretaria Municipal de Educação. O evento é uma excelente oportunidade de mostrar aos professores as praticas de sucesso realizadas em outros lugares e como podemos aproveitar conforme nossa realidade”, afirmou Danilo.

Palestra

A primeira palestra do Seminário foi realizada pelo Primeiro Secretário da Embaixada da Finlândia, Ville Cantell, que abordou as principais ações adotadas pelo Governo, e que transformou o País, em número 1 no mundo em qualidade de ensino. “Os exemplos apresentados, como a adaptação de grade curricular, respeito aos interesses dos alunos, professores bem remunerados, são algumas praticas que pode ser utilizadas”. Para Cantell o primeiro passo para garantir um ensino de qualidade está na responsabilidade dos gestores em colocar a educação com prioridade. “Só força de vontade não dá. É preciso traçar metas e investir”, frisou.

Os educadores das unidades de ensino municipal terão a oportunidade de relatarem as experiências desenvolvidas a partir de práticas curriculares implantadas pelos educadores da rede municipal, o que ajudará na construção de práticas e conhecimentos no contexto escolar.

Na programação estão previstas apresentações culturais, conferências, mesas redondas que ajudarão os educadores a aprofundarem os debates relacionados às questões da educação no contexto atual. (Suene Moraes)

Programação:

1º dia – 06/08/09 - Quinta-feira

8h - Apresentação Cultural.

8h30 - Abertura – Prefeito Raul Filho e autoridades.

10h – Conferência - Sistema Educacional da Finlândia: currículo, profissionais e avaliação.

Palestrante - Ville Cantell – Primeiro Secretário da Embaixada da Finlândia.

14h – Mesa Redonda - Educação Integral no Brasil e a Experiência de Palmas.

Participantes:

Jaqueline Moll – Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania/MEC;

Lia Ciomar Macedo de faria – Profª do Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ;

Danilo de Melo Souza – Secretário Municipal da Educação de Palmas-TO.

16h - Relatos de Experiências.

18h - Apresentação da Quadrilha Integração Total – Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello.

2º dia – 07/08/09 – Sexta-feira

8h – Conferência - As Reformas Educacionais na Espanha: um esforço pela modernização com qualidade.

Palestrante - Elena Esperanza Has Gómez – Assessora da Consejeria de Educação/ Embaixada da Espanha.

10h - Conferência - Educação na Coréia: o esforço governamental e da sociedade.

Palestrante - Jin Tae Kim – Adido Educacional do Consulado Geral da República da Coréia.

14h - Mesa Redonda - Outros Olhares Sobre a Educação Integral.

Participantes:

Maria do Carmo Brant de Carvalho – Superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), São Paulo-SP;

Estela Bergamim – Gerente de Projetos Nacionais/Cenpec;

Marcelo Aguiar – Secretário Extraordinário de Educação Integral do Distrito Federal – DF;

Danilo de Melo Souza – Secretário Municipal da Educação de Palmas-TO.

3º Dia – 08/08/09 – Sábado

8h - Palestra - Educação: o que fazer.

Palestrante - Cristovam Buarque – Senador Federal.

11h - Sessão de autógrafos – Senador Cristovam Buarque.

Fonte: Ascop