Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Palmas recebe entre os dias 5 e 8 de agosto o XXII Encontro Nacional dos SENALBA’s – Sindicatos dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, Assistência Social, Orientação e Formação Profissional. O evento de abertura, que aconteceu na última quarta-feira, 5, contou com a participação de presidentes e diretores de todos os SENALBA’s do Brasil, assim como Eduardo Machado, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Antonio Rocha, presidente da Federação das Indústrias de Brasília – FIBRA, Clementino Tomaz Vieira, presidente da Confederação Nacional dos trabalhadores em Metalurgia e Luis Carlos Pedreira, presidente da FESENALBA.

Este encontro, que é realizado há 35 anos, é tradição reconhecida nacionalmente por ser um evento que consegue reunir representantes de uma mesma categoria de todos os estados. Esta é a primeira vez que o Tocantins recebe este evento.

A cerimônia de abertura contou com homenagens a todos que participaram na construção e nas conquistas do mais jovem Senalba do país, que luta pelos direitos dos trabalhadores que englobam o Sistema S – Fieto (Sesi, Senai e IEL) Fecomércio (Sesc e Senac), Sest e Faet e de entidades como APAE, ONG’s e outras sem fins lucrativos, e hoje conta com quase 300 filiados.

Eduardo Machado, um dos homenageados da noite, parabenizou o Sindicato por suas vitórias já conquistadas além de afirmar o contínuo apoio da Fieto à entidade.

O presidente da Fibra agradeceu o convite para participar do encontro e exaltou a importância do encontro entre o empresariado e a classe dos trabalhadores. “É gratificante ver esta união, e é disto que as empresas precisam, da união do empresário com seu empregado, de entidade com seu servidor. Isso é uma forma de aumentar a rede de relacionamentos e todos saem ganhando. Ganha o Senalba porque vai ampliando suas relações, ganha o empresário que vai conhecendo mais o pensamento da classe laboral.”.

Adolfo U-Tan, presidente do Senalba/TO comentou sobre a importância para o sindicato e para o Estado de receber um evento como este. Segundo ele o reconhecimento dos sindicalistas de outros estados contribui para a imagem que se possa ter do Tocantins. “Nós queremos mostrar não só o Senalba/TO, mas sim um estado pungente que cresce a cada dia e que precisa ser visto. Hoje, temos neste encontro representantes de 24 estados de todo o Brasil. São 140 diretores sindicais que estão vindo à Palmas e vão levar o que virão aqui para seus estados. A ideia principal é fazer do Tocantins um grande alvo dos Sindicalistas.”

Os encontros e discussões entre os representantes de cada Senalba acontecerão no auditório do Senac a partir de hoje e contará com assuntos como a questão de Federações próprias dos Sindicatos, além da participação nos conselhos do Sistema S como representantes da classe dos trabalhadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto