Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 14, o Programa Evoluir, uma iniciativa da Votorantim Cimentos em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), forma a primeira turma do curso técnico de Manutenção Mecânica em Xambioá (TO). São 24 alunos que depois de quase um ano de aulas diárias estão capacitados para o mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura será realizada na Feira Coberta de Xambioá (TO) a partir das 19h. O evento conta com a participação dos formandos, seus familiares e convidados, além de representantes da Votorantim Cimentos, do SENAI e da prefeitura municipal.

O Programa Evoluir oferece cursos de capacitação técnica para jovens de cidades onde a Votorantim atua, ministrados em parceria com instituições de educação profissional, como o SENAI. Os alunos recebem transporte, uniforme, alimentação e bolsa-auxílio. Centenas de jovens já foram formados em todo o Brasil pela iniciativa que existe há quase 20 anos.

É o caso de Aline Santos Santana, de 19 anos. Ela sempre sonhou em fazer faculdade de Engenharia Mecatrônica, mas sem condições de pagar um curso superior viu no curso técnico de Manutenção Mecânica a chance de mudar de vida. “Acredito que vai ser mais fácil conseguir um emprego na área que gosto, porque agora sou uma profissional qualificada”, comemora.

Amauri Sousa Amorim, 20 anos, também concluiu o curso técnico e concorda com a colega Aline Santana. Segundo o jovem, o programa foi uma experiência nova e ele pretende seguir carreira na área. “Quero colocar em prática tudo o que aprendi no curso e sei que meu esforço vai valer à pena, pois agora tenho formação para conseguir um bom emprego”, diz Amauri.

Programa Evoluir

O Programa Evoluir, realizado pela Votorantim Cimentos e pelo Instituto Votorantim, promove a formação profissional de jovens entre 16 e 24 anos residentes em localidades onde a empresa possui unidades. Em 20 anos o programa já formou centenas de jovens em todo o Brasil.

Por meio do Programa Evoluir, a Votorantim Cimentos oferece aos jovens oportunidades de formação técnica em Manutenção Industrial Mecânica, Elétrica ou Mineração. Os cursos contemplam atividades socioeducativas, que priorizam o desenvolvimento pessoal, comunitário, profissional e ético dos jovens participantes.

Em 2009, dez municípios estão contemplados pelo programa, beneficiando cerca de 330 jovens nos estados de Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Sobre a Votorantim Cimentos

Com mais de 70 anos (foi fundada em 1936), a Votorantim Cimentos possui atualmente operações no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Bolívia. Uma das dez maiores empresas globais do setor de materiais básicos de construção, é líder no mercado brasileiro com mais de 40% de participação. Possui uma linha completa de produtos com mais de 40 itens nos segmentos de cimento, concreto, agregados, argamassa, rejuntamento, cal hidratada, gesso e calcário agrícola.

Entre suas diversas marcas, destacam-se Itaú, Votoran, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Possui 34 unidades de produção no Brasil, 7 nos Estados Unidos e 1 na Bolívia. Mais de 100 centrais de concreto no Brasil e 150 na América do Norte. Tem aproximadamente 12 mil funcionários no Brasil e no Exterior. Em 2007, obteve faturamento líquido de R$ 5,6 bilhões e geração líquida de caixa (EBITDA) de R$ 1,6 bilhão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Votorantim Cimentos