Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A deputada Josi Nunes (PMDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, onde solicita ao Banco da Amazônia a revisão da decisão de não conceder crédito ao grupo Asa Norte (Frango Norte) e aos seus parceiros.

A deputada Josi Nunes destacou a importância dos empreendimentos do grupo Asa Norte, que estão sediados em Paraiso do Tocantins e em Aguiarnópolis, e pelo volume de empregos gerados (cerca de 3.500 entre diretos e indiretos). A parlamentar reforçou também a importância social e econômica do projeto que gera empregos no campo, proporciona oportunidades para atividades a pequenos produtores, além de propiciar ao Tocantins um produto de exportação que gera divisas ao Estado.

A deputada do PMDB recebeu correspondência do grupo Asa Norte em que informa a emissão de Nota Técnica pelo Banco da Amazônia CORUR 200/042 de 20/07/2009, na qual comunica o não acatamento das propostas do grupo até a reversão de indicadores financeiros da empresa e reavaliação do setor agrícola num prazo de 180 dias.

De acordo com a correspondência encaminhada à deputada Josi Nunes, a Frango Norte afirma que seus indicadores financeiros estão compatíveis com as demais empresas do segmento, enquanto a Asa Norte está disposta a realizar incorporação de capital para alcançar os índices exigidos.

Josi Nunes solicitou a aprovação da proposta pelos demais parlamentares estaduais e também a assinatura dos deputados no encaminhamento ao Banco da Amazônia.

“Esperamos que o Banco da Amazônia reveja essa posição, pois quem mais sofre com a falta de crédito são os chamados pequenos produtores. que trabalham com a mão de obra familiar e necessitam de recursos para a manutenção do empreendimento. Esse modelo é fundamental para o projeto de desenvolvimento do Estado, pois gera empregos no campo, melhora a qualidade de vida dessas pessoas, fomenta a industrialização e oportuniza ao Tocantins um importante produto de exportação”, disse a deputada.

A parlamentar finalizou que a solicitação da Asa Norte já conta com o Apoio da UBA (União Brasileira de Avicultura), do Governo do Tocantins, da Fieto (Federação das Industrias do Tocantins) e dos municípios próximos às cidades de Paraiso e Aguiarnópolis.

Celular em Silvanópolis

A deputada Josi Nunes também apresentou requerimento endereçado à empresa OI, solicitando a implantação de uma torre de telefonia celular na cidade de Silvanópolis.

Fonte: Assessoria de imprensa Josi Nunes