Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Com intuito de coibir a prática ilegal da colheita e comercialização do capim dourado e do buriti, uma equipe do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins esteve na sexta-feira, 28, na Feira da 304 Sul, e no domingo, 30, na Feira do Bosque, ambas em Palmas, notificando artesões e barraqueiros que comercializam produtos feitos com as duas plantas. Participaram da ação técnicos da Gerência Regional da capital e da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental.

Na ação de educação ambiental, onde foram realizadas 40 notificações, a equipe visitou barracas, para orientar e notificar os artesãos sobre as leis do Código Florestal Brasileiro e crimes ambientais, portarias que regulamentam o uso das plantas e os procedimentos corretos para o uso sustentável das espécies florestais, e também sobre as implicações legais do descumprimento da legislação e das normas ambientais vigentes.

A artesã e comerciante Luiza de Souza, 65 anos, que mora em Gurupi e trabalha há 10 anos com o artesanato de capim dourado em Palmas, disse que é muito importante a ação do Naturatins para que a planta não seja extinta. “Para valorizar os produtos feitos por nós artesão é necessário que tenhamos conhecimentos das leis que regem o uso do capim dourado”, afirmou a artesã.

A coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental, Fátima Armond, disse que esta ação aconteceu devido ao grande número de denúncias encaminhadas à Linha Verde (0800 63 1155). “Esta ação é uma preocupação do órgão para que o uso e o manejo do capim dourado e do buriti acorram de forma sustentável e para que estas riquezas se renovem sempre”, destacou a coordenadora.

Fonte: Ascom Naturatins