Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A premiação realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para os ganhadores da V Edição das Olimpíadas Escolares de Palmas 2009 contou com a participação de mais de dez escolas das redes municipal, estadual e privada. A solenidade de premiação ocorreu durante o momento cívico, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a participação do prefeito Raul Filho, do secretário da Semed, Danilo Melo, do presidente do TCE, Severiano Costa Andrade e demais autoridades.

Mais de 70 alunos foram premiados em diversas categorias: basquetebol (feminino e masculino), handebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino); futebol de areia (masculino e feminino); vôlei de areia (masculino e feminino); futebol de campo (masculino e feminino); atletismo; mini-maratona; natação; xadrez; tênis de mesa; judô; karatê; ginástica rítmica; vela; canoagem.

O prefeito Raul Filho destacou que as Olimpíadas serviram para descobrir novos talentos no esporte. "É importante saber que nossos alunos da Capital irão participar nacionalmente. É um começo importante para quem quer se tornar um atleta profissional no futuro. Vamos torcer por eles e dar todo o apoio que nossos atletas precisam".

Na ocasião o secretário Danilo Melo reforçou que o esporte desenvolve o aluno. "Os alunos que praticam alguma modalidade esportiva tem mais facilidade para se concentrar e isso é importante na aprendizagem de uma forma geral." Além disso, o Secretário afirmou que o esporte deve sempre acompanhar os alunos. "É preciso esse incentivo, pois sabemos que o esporte é uma forma de manter os alunos interagidos com uma vida saudável."

A V edição das Olimpíadas Escolares de Palmas, foi realizada durante 38 dias de competição. Durante o período foram realizados 313 jogos nas 18 modalidades esportivas, com a participação de 3.172 alunos/atletas de 52 escolas da Capital e 03 de Araguaina, num total de 55 unidades de ensino participantes. A Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares foi a campeã da competição com 158 pontos. O Colégio Marista que foi o campeão nas edições de 2007 e 2008 ficou em 2º lugar com 131 pontos e em 3º lugar com 74 pontos ficou a Escola Municipal Luiz Rodrigues Monteiro.

O momento cívico contou ainda com a participação de 30 crianças do CMEI Aconchego, Aureny IV, que realizaram apresentações artísticas, além da Banda Marcial da Escola de Tempo Integral Padre Josimo.

Olimpíadas Nacional

A novidade para este ano é que a competição da Capital foi credenciada, pelo Comitê Olímpico Nacional (COB), como seletiva estadual dessa categoria (12 a 14 anos) para a Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 2009, que será realizada no período de 10 a 20 de setembro deste ano, na cidade de Poços de Caldas/MG.

Participarão das Olimpíadas Escolares Nacional os campeões das modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, judô, tênis de mesa, natação e xadrez.

Fonte: Ascop