Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elson Caldas

O dia 1º de setembro de 2009 entrou para a história de todos os estudantes que necessitam de transporte público escolar no Tocantins. Nesta data, o governador Marcelo Miranda entregou 140 novos ônibus escolares para os 139 municípios tocantinenses, além de um para o Colégio Agrícola de Arraias, na manhã desta terça-feira, em Palmas.

Prestigiado por 105 prefeitos e representantes dos outros 34 municípios, além do vice-governador Paulo Sidnei, primeira-dama Dulce Miranda e a presença de 13 deputados estaduais, quatro deputados federais, vereadores, secretários estaduais e lideranças políticas, o governador Marcelo Miranda afirmou que os ônibus são um patrimônio do povo do Tocantins. “A entrega desses 139 ônibus para os municípios, além de um para o colégio Agrícola de Arraias, vem num momento certo e esse patrimônio é nosso. Vamos locomover crianças, jovens e pessoas até com deficiência física, eles foram preparados para isso”, afirmou o governador.

Marcelo Miranda agradeceu a presença dos deputados e lideranças. “Agradeço a presença de todos. Temos aqui 13 deputados, mas gostaria que estivessem os 24 deputados presentes, pois assim estariam todos os municípios representados”, discursou.

Para a aquisição dos 140 novos ônibus, o governo estadual investiu R$ 28 milhões, com recursos próprios. São 40 veículos com capacidade para 48 passageiros e 100 ônibus para transporte de 57 passageiros. Todos os veículos têm cintos de segurança individuais, são adaptados para deficientes físicos e possuem sistema Off Road, com tração em todas as rodas, para rodagem em qualquer tipo de estrada.

Segundo a secretária estadual de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, os ônibus estão sendo entregues aos municípios juntamente com uma resolução do governo, que regula como o meio de transporte deverá ser usado pelas secretarias municipais de Educação. “A resolução fala, entre outras coisas, sobre a necessidade de cada ônibus ter um monitor, para o caso do transporte de crianças de menos de dez anos, os ônibus são exclusivos para o transporte escolar e que a comunidade fiscalize o bom uso deles”, disse a secretária. Todos os motoristas dos ônibus receberam uma capacitação do governo estadual para o transporte escolar.

O presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), também ressaltou o compromisso dos prefeitos em zelar pelo patrimônio entregue aos municípios. “Porque, com esse convênio, estamos olhando a responsabilidade com o Poder Público, com o governo do Estado”, disse Gaguim em discurso.

Para a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM), os prefeitos dos 139 municípios estão cientes da transformação que o transporte público escolar passará com a entrega dos novos veículos. “Os prefeitos sabem o que é transportar os nossos alunos por essas estradas, nesses municípios”, disse.

Em nome de todos os prefeitos tocantinenses, o presidente da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, Valtênis Lino (PMDB), que é prefeito de Santa Fé do Araguaia, externou a gratidão dos líderes municipais à ação do governo estadual. “Esse gesto de doar ônibus aos alunos do nosso estado que realmente precisam de transporte escolar nunca será esquecido”, disse o prefeito.

Os veículos foram licitados e adquiridos por meio da Ata de Registros de Pregão Eletrônico nº 01/2009, feito pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Fonte: Secom