Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Claudio Frascari

O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) assinou na manhã desta quarta-feira, 02, no ambulatório do Centro Universitário Unirg uma carta de intenção direcionada ao Conselho da Justiça Federal para a implantação de uma Vara da Justiça Federal em Gurupi. No documento Abdalla disponibiliza à Justiça Federal um local edificado para a implantação do órgão e uma área para edificação da sede definitiva. “No que depender da nossa vontade o Sul do Tocantins não perderá esta oportunidade. Custe o que custar nós vamos fazer o que puder ser feito para que a Vara da Justiça Federal seja implantada em Gurupi”, disse o prefeito.

A ação faz parte da proposta do 2º Pacto Republicano de Estado que tem como meta a criação até 2014 de 230 Varas da Justiça Federal para atender a população do interior e reduzir o número de processos acumulados nas instâncias.

No Tocantins existem atualmente três Varas Federais na capital Palmas. Com o Pacto da República as cidades de Gurupi e Araguaina estão sendo analisadas por meio de critério técnico que sonda a demanda processual, distância de Varas Federais, densidade populacional e índice de crescimento demográfico, para instalação da Vara.

O presidente da OAB Tocantins, Ercílio Bezerra, afirmou que, instalada, a Vara judicial irá também atender a demanda previdenciária, “são os que mais sofrem, por ter muitas pessoas carentes que precisam de renda por meio de uma pensão ou aposentadoria”, disse o presidente da OAB. Ele destacou ainda, que Gurupi está próxima ao Parque Nacional do Araguaia, fato que, segundo ele, fortalece ainda mais a criação da Vara judicial no município.

O Juiz Federal e diretor do fórum da Palmas, José Godinho Filho, disse que se surpreendeu de forma “bastante positiva” com a rápida resposta do município.

Da redação com informações Ascom pref. de Gurupi