Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Palmas sedia nos próximos dias 11, 12 e 13 de setembro, os jogos da ultima etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil de Vôlei de Praia-2009, no Grupo 2. O evento acontecerá na Praia da Graciosa.

A competição da CBV- Confederação Brasileira de Vôlei é patrocinada pelo Banco do Brasil e organizada no Tocantins pela FTV- Federação Tocantinense de Vôleibol. De acordo com o regulamento, apenas atletas filiados às oito federações estaduais que formam o Grupo 2 (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins ) poderão participar da etapa que acontece na capital.

As disputas começarão na sexta-feira, 11, com o Torneio Classificatório, que define as últimas oito vagas (quatro no masculino e quatro no feminino) para compor o Torneio Principal. São esses atletas que se juntarão a outras 16 duplas, oito de cada naipe, previamente classificadas (Oito delas indicadas pela FTV, duas pela CBV, e os seis melhores do ranking). As 12 duplas masculinas e 12 femininas serão divididas em quatro chaves com três integrantes cada.

Após enfrentarem os rivais dos próprios grupos, no sábado, as duas duplas com melhor desempenho de cada chave participam da fase eliminatória, no domingo, composta por, quartas-de-final, semifinal e final.O Tocantins é o último estado a receber a competição que reúne duplas do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

A Federação do Tocantins já divulgou as duplas que irão representar o Estado no torneio principal da competição. No feminino são: Denise/Lobo, Kamila/Mayana, Ktiúcia/Arianna e Keila/Silvania. Já os representantes masculinos são: Júnior/Augusto, Giuliano/Thiago, Alexandre/Rogério e Marcos/Thallyson. Para o Torneio Classificatório a FTV indicará, na próxima semana, mais 4 duplas em cada naipe.

Essa é a primeira edição do Circuito Estadual BB e a intenção da CBV, segundo o presidente da FTV, Ricardo Abalem Junior, é possibilitar que novos atletas aparecerem em cenário nacional. “A CBV quer dar oportunidade para todos os estados revelarem novos talentos. Atualmente o Circuito Open, que percorre 12 Estados/ano, não está conseguindo comportar o numero de duplas que se inscrevem, além de não contemplar os demais Estados. A proposta é que tenhamos competição o ano inteiro de norte a sul do País e em todos os Estados. Enquanto o Circuito Open segue sentido Sul/Norte, o Circuito Estadual desce Norte/Sul. Com isso as duplas terão uma participação mais efetiva se deslocando menos. ”, explicou ele. O Circuito Estadual BB é realizado em 27 etapas, uma em cada estado. Depois do Tocantins a competição segue para o Rio Grande do Sul.

Histórico

Essa não é a primeira competição nacional realizada no Estado. Desde 2001, a Federação tem trazido grandes competições para Palmas. Campeonato Brasileiro de Seleções (2001), Liga Nacional (2002,2203 e 2008) e o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (2005 a 2008). Em junho deste ano, por exemplo, a arena da Graciosa também recebeu a nova geração de jogadores brasileiros, na disputa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia- Sub 21. “Essas competições incentivam o turismo e aquece a economia da cidade. Palmas se movimenta e oferece mais opções de lazer para a população local. Outro ponto importante é a visibilidade que essas competições oportunizam ao Tocantins no cenário nacional, através da mídia e das transmissões via TV.”, explicou Abalem.

A Federação e a Superintendência do Banco do Brasil no Estado articulam o apoio do Poder Público e da Iniciativa Privada na tentativa de proporcionar a melhor estrutura possível para os atletas e o público que vai assistir aos jogos. No momento Ricardo Abalém revelou que está buscando o apoio de uma empresa de ônibus para fazer uma linha especial Praça dos Girassois/Praia da Graciosa, nos dias do evento.

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Juventude e Esporte, vai disponibilizar uma arquibancada e o restante da estrutura e as despesas com pessoal e premiação fica a cargo da CBV, que tem o patrocínio do Banco do Brasil.