Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Observatório de Física Espacial do Ceulp/Ulbra em conjunto com a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e a universidade japonesa Takusushoku University realizarão a instalação de um riômetro à partir desta sexta-feira, 04/09. Na ocasião, que acontecerá na instituição, será assinado um acordo de colaboração de pesquisas na área de física espacial entre o Ceulp e a universidade japonesa.

O riômetro é um instrumento científico usado para medir a absorção das ondas de rádio originárias das galáxias e estrelas que atingem a terra, conhecido como ruído térmico. Com o apararelho o observatório de Palmas integrará a rede de riômetros na América Latina. Esta rede tem riômetros instalados em Santa Maria (RS), Manaus (AM), Atibaia e São José dos Campos (SP), Punta Arenas e Concepcion (Chile) e Trelew (Argentina).

O professor Kazuo Makita da University Takushoku é doutor em Física e tem diversos trabalhos publicados na área da física espacial. É a primeira vez que o professor visita o Tocantins. A visita faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido há 8 anos. Através de parceria entre Ceulp/Ulbra e Univap, e é coordenado pelo professor, Dr. Washington Luiz Carvalho Lima(Ceulp/Ulbra), juntamente com o Coordenador de pesquisa Dr. Paulo Roberto Fagundes(Univap). Agora o professor Dr. Makita coordenará o projeto pela Universidade Takushoku.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ceulp/Ulbra