Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O diretor de Monitoramento Ambiental do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Denílson Bezerra, participou de mais uma reunião entre os representantes do CI - Consórcio Intermunicipal do Lago Lajeado. O encontro que aconteceu na tarde de ontem, quarta-feira, 16, no Paço Municipal de Palmas, teve como objetivo retomar as discussões sobre o cumprimento dos PBAs - Projetos Básicos Ambientais pela Investco, empresa responsável pelo construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães.

Presidido pelo prefeito de Palmas, Raul Filho, o encontro reuniu representantes dos municípios impactados pelo reservatório: Palmas, Miracema, Porto Nacional, Lajeado, Tocantínia e Brejinho de Nazaré.

Durante o encontro os participantes consolidaram as informações contempladas no relatório técnico do Naturatins, incluindo as ações pertinentes aos PBA´s e aos Termos de Ajustamento de Conduta. Esses planos ambientais foram elaborados com o objetivo de garantir aos impactados pelo Lago da UHE Lajeado, a compensação pelos danos socioambientais provocados com a construção do reservatório.

Para a elaboração do relatório, técnicos do Naturatins e do Consórcio visitaram os município do entorno do lago, para verificar as condições atuais dos municípios frente ao não cumprimento dos PBA’s, bem como aos passivos ambientais provocados pela construção da UHE Lajeado que não foram previstos nos PBA’s.

No próximo encontro, previsto para o dia 25 de setembro, o Naturatins apresentará o relatório dos PBAs à comissão Interinstitucional que irá finalizar as contribuições de cada PBA. Ainda no encontrou o prefeito Raul filho sugeriu que o relatório do CI do Lago fosse apresentado ao governador interino, Carlos Henrique Gaguim.

 

Fonte: Ascom Naturatins