Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O 4º Seminário da Fruticultura Tocantinense, promovido pelo Sebrae/TO e Secretaria Estadual de Agricultura, acontece nesta terça-feira, 22, a partir das 8 horas, no auditório do Senac, em Palmas. O tema do seminário será “Visão Mercadológica”.

O principal objetivo do evento é fortalecer, integrar e divulgar conhecimentos acerca das tendências mercadológicas no âmbito da Fruticultura. Está prevista a participação de produtores rurais e técnicos do setor, sendo um público estimado em 250 pessoas com caravanas de diversas regiões do Tocantins.

Estarão presentes representantes da Central de Abastecimento do Tocantins (Ceasa) e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) para comentar sobre o tema “Comercialização de Frutas” e falar sobre as oportunidades de mercado para o segmento.

Durante o evento será apresentado um caso de sucesso de um produtor de Abacaxi do Tocantins que implementou em sua propriedade um inovador sistema de produção obedecendo às normas de qualidade da Produção Integrada de Frutas. Especialistas debaterão assuntos como Zoneamento Político e Agroambiental da Fruticultura, Tecnologias de Irrigação para a Fruticultura, Zoneamento Político e Agroambiental da Fruticultura, entre outros.

Para a diretora-técnica do Sebrae/TO, Maria Emília Jaber, o conhecimento é de fundamental importância para o desenvolvimento de todos os setores. “Um seminário como este vem agregar mais informações e debater os caminhos necessários para levar o segmento de fruticultura do Tocantins a crescer e se desenvolver, impulsionando ainda mais a economia do nosso Estado”, comentou a diretora.

Programação do evento

7:30 Credenciamento

8:00 Abertura

9:00 Palestra sob o tema: Comercialização De Frutas

9:00 Ceasa-To (Seagro) - Ésio Silva - Superintendente do Ceasa - To

9:20 Ceagesp – Sp (Sebrae) - Hélio Satoshi Watanabe - Engenheiro Agrônomo do Ceagesp

10:20 Intervalo

10:40 Case: Qualidade de Frutas e produção Integrada - Glauco Giordani - Empresário - Produtor Rural

12:00 Almoço

14:00 Zoneamento Político e Agroambiental da Fruticultura - Roberto Jorge Sahium - Secretário Estadual da Agricultura

15:00 Tecnologias de Irrigação para a Fruticultura - Humberto Simão - Engenheiro Agrônomo - MS - SFA - TO

16:00 Organização da Comissão Estadual de Sementes e Mudas (SFA) - João Frattini Gonçalves Ramos - Engenheiro Agrônomo Fiscal Federal do MAPA

16:00 – Encerramento.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae