Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Representando o presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins o gerente do PEJ - Parque Estadual do Jalapão, Rodrigo Custódio, participou do lançamento oficial do Percad - Programa Estadual de Reflorestamento do Capim Dourado (Syngonanthus nitens), que aconteceu na noite do sábado, 19, na comunidade Mumbuca, município de Mateiros.

Essa é uma iniciativa da ONG – Organização Não Governamental Trabalha Brasil e visa levar cursos de qualificação às associações de artesãos e pequenos produtores dos municípios de Mateiros, São Felix e Ponte Alta, além de impulsionar a adoção de medidas do uso sustentável.

Na abertura do evento, a administradora Betânia Gomes da Rocha, que é uma das idealizadoras do programa apresentou as principais propostas e falou sobre as expectativas. Seguindo com a programação, houve ainda desfile para escolha da princesa e da rainha do capim dourado, além da I Festa da Colheita do Capim Dourado.

Para Rodrigo Custódio, que responde pela gerência do PEJ, o projeto vai trazer benefícios para a comunidade. “Os cursos de qualificação serão fundamentais para agregar valor ao artesanato já existente. Mas, é preciso aliar o desenvolvimento do produto final, com a preservação da matéria prima”, afirmou. Arescentando que qualquer iniciativa voltada para a sustentabilidade do capim dourado é fundamental para a preservação das riquezas naturais do Estado.

De acordo com Gláucia Branchina, que também é uma das idealizadoras do programa, a idéia é capacitar os artesãos promovendo o uso sustentável do capim dourado. “Nossa intenção é valorizar o artesanato já existente, incluindo fatores inovadores com capacitação e cursos de atualização, sem deixar de lado a questão ambiental”.

Claudiana Matos, moradora da comunidade, disse que a capacitação vai contribuir para que o artesanato ganhe uma nova cara. “Acho muito importante ações como essas, pois acredito que essa é uma forma de valorizar o nosso trabalho como artesãs.

Além da comunidade de Mumbuca, também conheceu as propostas do programa, na ultima quinta-feira,17, o povoado do Prata, em São Félix do Tocantins. Seguindo a programação, no dia 30, às 17h, o encontro será realizado no auditório do Naturatins, em Palmas.

Participaram do evento instituições que trabalham diretamente com a comunidade como o Naturatins, Conselho Gestor do Parque Estadual do Jalapão; Prefeituras Municipais de Mateiros e São Felix; Associações de Artesão e Pequenos Produtores dos municípios de Mateiros, São Felix e Ponte Alta e Conselho Municipal de Turismo.

Fonte: Ascom Naturatins