Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fábio Souza

Foto: Fábio Souza

Denúncia sobre extração e transporte ilegal de madeira levou a Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguaina a realizar ação de fiscalização no município de Xambioá, região norte do Estado.

Segundo o denunciante, as atividades ocorriam dentro do empreendimento em uma propriedade rural, onde os infratores já haviam retirado um caminhão repleto de madeira naquele mesmo dia.

Na ação, que teve o apoio da Polícia Militar que acompanhou os técnicos até a propriedade do infrator, foram encontrados cerca de 25 homens portando facões e motosseras para o corte de madeiras. O infrator disse aos homens residiam no município de Eldorado dos Carajás (PA).

A fiscalização resultou na apreensão de oito metros cúbicos de madeira serrada e o infrator foi multado em R$ 2.400,00, por exploração de madeira sem autorização do órgão ambiental, e em Rnt.000,00 por uso irregular de motoserra.

Linha Verde

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins possui um canal direto com a comunidade: a Linha Verde. O cidadão pode sugerir, reclamar, solicitar informações e denunciar agressões ao meio ambiente.

O denunciante pode ligar gratuitamente no telefone 0800-63-1155 e tem a garantia de ter a sua identidade preservada. A Linha Verde também busca minimizar os crimes ambientais de todos os formatos e orientar a população sobre as formas corretas de uso dos recursos naturais.

Fonte: Ascom Naturatins