Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Secretaria da Educação, lança o Programa Saúde na Escola (PSE), nesta quarta-feira, dia 7, às 8 horas, no auditório do Instituto Pró-Vida, à Quadra 103 Sul, Rua SO-7, Lote,14, próximo à sede da Semus.

Criado e desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação, o PSE visa a construção e aplicação de políticas públicas integradas de saúde no ambiente escolar, para a melhoria da qualidade de vida da classe estudantil brasileira. Na capital Tocantinense, sete escolas públicas, sendo quatro municipais e três estaduais serão contempladas .

“Esse programa traduz a profissionalização das ações articuladas dos governos, com melhor aproveitamento dos recursos públicos pois, uma boa saúde é uma garantia de melhor desempenho educacional dos alunos”, ressalta Danilo de Melo Souza, Secretário da Educação de Palmas.

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Educar, avaliar , prevenir e promover as condições de saúde de crianças e adolescentes de 6 a 19 anos de idade são as principais ações que serão desenvolvidas nas escolas, através do PSE.

“ Vamos avaliar condições clínicas, psicossociais, oftalmológicas, auditivas, nutricionais e de saúde bucal, visando diagnósticos para recuperação da saúde e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids”, informa Samuel Bonilha, Secretário de Saúde.

De acordo com Larissa Rodrigues de Matos Oliveira, responsável pela Área Técnica Saúde na Escola, nesta primeira etapa de implantação do PSE, na Capital, serão beneficiados cerca de7.300 alunos que estão nas áreas de abrangência de sete Unidades de Saúde da Família (USF). “Além de ampliar as ações de saúde para formação integral dos educandos da rede pública de ensino, vamos fortalecer o intercâmbio entre comunidade, escola e USF”, acrescenta.

Caderneta do Adolescente

Segundo Odiléa Lisboa Leite, responsável pela Área Técnica da Saúde do Adolescente, o PSE prevê ainda a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente, um instrumento que será utilizado para o acompanhamento da saúde dos alunos beneficiados. “São 50 páginas com informações e acompanhamento da saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável, puberdade, o perigo das drogas e todos os cuidados que requer essa faixa etária da população”, assegura Odiléa.

Escolas e USF do PSE

Escola Municipal Jorge Amado – USF Santa Fé

Escola Municipal Luiz Gonzaga – USF 603 Norte

Escola Municipal Olga Benário – USF 403 Sul

Escola Municipal Monteiro Lobato – USF 1004 Sul

Escola Estadual Setor Sul – USF Setor Sul

Escola Estadual Liberdade – USF Nosso Sonho

Escola Estadual Maria dos Reis – USF Taquari

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus