Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Fábio Souza

Foto: Fábio Souza

A outorga de captação de água para irrigação dos canteiros de Palmas foi renovada pelo Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) por mais dois anos, na manhã desta quinta-feira, 08. A assinatura da portaria aconteceu na sede do órgão e contou com a presença do presidente, Stalin Beze Bucar, e pelo chefe de gabinete da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, André Simonassi, representando o outorgado.

A portaria regulariza a quantidade de água que a prefeitura poderá utilizar em cada ponto de captação, o local, a área irrigada, além do horário de funcionamento, que antes poderia ser a qualquer hora, agora está regulamentada das 18h às 8h, nos meses de abril a outubro (período de estiagem no Tocantins). Para Simonasse o horário estipulado é o ideal para os jardins da capital.

Stalin frisou que foi realizado um estudo em cada ponto de capitação para estabelecer a vazão máxima outorgada. “Fizemos o estudo no mês de agosto, quando a vazão de água nos ribeirões de Palmas é mínima, e com base nos dados apontados estabelecemos a quantidade máxima de retirada de água para cada ponto de captação”.

Ainda segundo Bucar, a prefeitura tem 30 dias para se adequar à portaria, quanto a regulagem das bombas e horário de funcionamento. Segundo Simonassi, o município não terá nenhuma dificuldade em fazer a adequação. “Temos um mês para fazer as alterações, mas em menos de 20 dias tudo estará de conformidade o estabelecido, e o melhor é que nenhum desses pontos compete com o consumo humano, já que a retirada é feita a baixo da captação da Saneatins”.

Pontos de Captação

Ribeirão Taquaruçu Grande

Vazão máxima outorgada: 124 m³/h, 11h/d, 31 dias

Córrego Brejo Cumprido

Vazão máxima outorgada: 60 m³/h, 5h/d, 31 dias (Bomba A)

Córrego Brejo Cumprido

Vazão máxima outorgada: 60 m³/h, 5h/d, 31 dias (Bomba B)

Córrego Suçuapara

Vazão máxima outorgada: 41,65 m³/h, 14h/d, 31 dias

Córrego Brejo Cumprido

Vazão máxima outorgada: 37,5 m³/h, 8h/d, 31 dias (Bomba A)

Córrego Brejo Cumprido

Vazão máxima outorgada: 37,5 m³/h, 8h/d, 31 dias (Bomba B)

Córrego Brejo Cumprido

Vazão máxima outorgada: 199 m³/h, 14h/d, 31 dias

Córrego Machado

Vazão máxima outorgada: 33 m³/h, 14h/d, 31 dias

Fonte: Ascop

Matéria Atualizada às 17h11