Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Promovido pelos governos federal e estadual, por meio do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Seagro - Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, terá início na terça-feira, 13, e se estende até a sexta-feira, o III Encontro com Mulheres Extrativistas de Caseara, O evento acontece na APA - Área de Preservação Ambiental Cantão, localizado na região central do Tocantins.

O encontro reunirá cerca de oitenta agricultoras, entre pescadoras artesanais, extrativistas e ribeirinhas dos municípios de Caseara e Araguacema, tendo como objetivo principal repassar orientações com relação às políticas públicas voltadas para o agroextrativismo, sustentabilidade ambiental com ênfase nas potencialidades do cerrado, boas prática de fabricação de óleos vegetais, bem como, troca de experiências.

O agroextrativismo é um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente de forma sustentável. Durante o encontro serão processadas sementes de macaúba, babaçu, bacaba, pequi, buriti, mamona, tucum entre outros.

 

Fonte: Secom