Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Durante a solenidade de posse do ministro do TCU – Tribunal de Contas da União, José Múcio, nesta terça-feira, 20, em Brasília, o governador Carlos Henrique Gaguim encontrou com o governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, e ratificou seu interesse em instalar um entreposto da ZFM - Zona Franca de Manaus, no Tocantins.

A ZFM é uma área, no interior do Estado do Amazonas, com tarifas alfandegárias isentas e reduzidas para as indústrias instaladas no local. O objetivo é estimular a exportação e o desenvolvimento através de incentivos fiscais.

O Estado do Rio de Janeiro já possui um entreposto que serve como armazém de distribuição para a produção da Zona Franca. A intenção do governador é implantar também um entreposto no Tocantins. “O Tocantins seria como um porto. Nosso espaço é grande; o aeroporto de Palmas é grande, temos logística. Com um entreposto da Zona Franca no Estado, o Tocantins estaria competindo em âmbito nacional” afirmou.

De acordo com o governador, o Estado não teria arrecadações fiscais com a operacionalização do entreposto, mas ganharia em desenvolvimento, com a geração de emprego e renda na região. Gaguim também informou que, em conversa com Eduardo Braga, foi ventilada a possibilidade de envio de um representante da Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas, na próxima semana, para discutir a viabilidade da implantação do entreposto no Tocantins.

Fonte: Secom