Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lia Mara

Representantes do grupo indiano Hetero Farmacêutica demonstraram interesse em instalar uma unidade de produção de matéria-prima para medicamentos no Tocantins, possivelmente em Palmas. A intenção foi manifestada em audiência com o vice-governador do Estado, Eduardo Machado, na tarde desta quarta-feira, 21. “Atualmente, 98% dos princípios ativos (matéria-prima) dos medicamentos consumidos no Brasil são importados de outros países. A idéia é trazer para cá essa tecnologia e baixar os preços de remédios de alto custo”, explicou o gerente regional do grupo no Brasil, Kleber Menezes.

O empreendimento também tem o objetivo de fortalecer as pesquisas para o melhoramento de medicamentos, utilizando a mão-de-obra tocantinense. “O governo tem total interesse na concretização desse empreendimento, que trará diversos benefícios para o Estado”, disse o vice-governador Eduardo Machado. Ele ressaltou ainda o trabalho pela industrialização do Tocantins, que prevê impactos positivos para os próximos 30 anos. “Tudo que é importante para a população é de nosso interesse. Nós vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que o desenvolvimento chegue ao Tocantins”, ressaltou.

Com sede na Índia, o grupo Hetero está presente em 130 países. Seu faturamento médio anual é de 1 bilhão de reais. Para a implantação da unidade tocantinense será necessário um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões. O grupo já demonstrou interesse no pólo industrial de Taquaralto, em Palmas, que poderá gerar 70 empregos diretos. “Se tudo der certo pretendemos iniciar a produção em seis meses. Essa é uma empresa que vai trazer tecnologia e status para o Estado”, concluiu Kleber Menezes.

Durante a audiência, ficou acertado que nos próximos dias sejam realizados encontros entre os representantes do grupo indiano e do Governo do Estado, para a definição de um cronograma de implantação da indústria.

 

Fonte: Secom