Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas, a Praça dos Girassóis, na capital, será totalmente revitalizada. O serviço de limpeza teve início na segunda-feira, 26, e está envolvendo 100 trabalhadores. Já projeto de revitalização está sendo elaborado por técnicos da prefeitura de Palmas e deve ser apresentado ao governo do Estado em até 15 dias.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Alvenir Lima e Silva, o objetivo da iniciativa é fazer da praça a mais bonita do Brasil. “A gestão da praça vai continuar com o Palácio Araguaia, mas a prefeitura vai ser nossa parceira, elaborando e executando o projeto. O Governo do Estado vai dar os insumos agrícolas para a arborização”, explica Silva.

Após a aprovação do projeto, será firmado um contrato de cooperação entre as duas esferas de governo e, em seguida, o trabalho de revitalização terá início. “A comunidade palmense e do Tocantins é que vai ganhar com uma praça limpa, iluminada e arborizada”, conclui o secretário.

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis tem uma área de 686 mil metros quadrados. Nela se concentram os principais prédios públicos estaduais, o Memorial Coluna Prestes, o Palácio Araguaia e o marco do Centro Geodésico do Brasil, situado na ala norte da sede do governo.

A praça possui ainda uma rosa dos ventos pintada no chão com referências a etnias indígenas do Tocantins; o Cruzeiro - primeiro monumento artístico e histórico erguido em Palmas, esculpido em pau-brasil; uma cascata; um relógio do sol, uma fonte luminosa, parque infantil e uma praça de alimentação.

Fonte: Secom