Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação 1° Etapa de Soltura do projeto quelonios do Tocantins 1° Etapa de Soltura do projeto quelonios do Tocantins

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, responsável pelo Projeto Quelônios do Tocantins, prossegue com as ações de proteção às tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis). Ontem, terça-feira, 10, foi realizada a 1° etapa da soltura, na praia do Angical base de monitoramento do projeto quelônios, em Araguatins. Foram soltos cerca de oito mil filhotes.

O evento contou com a presença dos parceiros do projeto, representantes do IFTO- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia e prefeitura municipal de Araguatins.

Visando o reequilíbrio da população dos quelônios em todo o Estado, o projeto que este ano completou 14 anos de atuação já monitorou e soltou 800 mil filhotes, ação que contribuiu para que os animais saíssem, em 2003, da lista de espécies ameaçadas a extinção.

Segundo o técnico operacional responsável pelo manejo dos quelônios, Avolinto Spegiorin, para este ano a expectativa é que sejam devolvidos à natureza cerca de 90 mil filhotes nas regiões das quatro bases de monitoramento do projeto. Localizadas no Parque Estadual do Cantão, em Caseara; na Ilha do Índio, entre Santa Maria das Barreiras (PA) e Araguacema (TO); na Ilha da Capivara, entre os municípios de Brejinho de Nazaré e Ipueiras; e na Praia do Falcão, em Araguatins.

Para o sucesso do projeto, desde o final do mês de maio equipes técnicas das quatro bases de apoio estão atuando no acompanhamento dos animais, que consiste na identificação das covas, cuidados com a desova e monitoramento dos ovos e filhotes.

A próxima soltura será no município de Brejinho de Nazaré, dia 14, às 10h no Balneário dos Ipês em comemoração ao aniversário da cidade.

Parceiros do Projeto em Araguatins

Cerealista Castanheira, Noble Invest, Egesa Emgenharia, Prefeitura municipal de Araguatins, Sinobras, Araguaia Center, Cerealista Araguatins, Pontal Materiais de Construção, Cosipar, Tobasa, Auto Posto Goiás, Cerâmica Taguatins, Auto Posto Sat, Aquiles da Areia, Veneza Comércio de Carnes.

Fonte: Ascom Naturatins