Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Embora licenciado dos trabalhos legislativos por um período de quatro meses, o vereador de Palmas, Bismarque do Movimento (PT), não dá trégua ao campo majoritário de seu partido, comandado pelo presidente Donizeti Nogueira, que tenta a reeleição ao diretório estadual e acena com a possibilidade aproximação com o senador João Ribeiro (PR), com vistas à sucessão de 2010.

“Caso o prefeito Raul Filho desista de ser candidato ao governo do Estado, vamos lutar para que o partido lance outro nome”, defende o vereador ao lembrar que Valter Balestra é um dos nomes mais fortes para a disputa. Bismarque é da tendência Democracia Socialista e apóia Balestra para a renovação do diretório. Ele já percorreu todos os 139 municípios tocantinenses em campanha.

Após as eleições do PED - Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores 2009, que acontecem no domingo, dia 22, Bismaque disse que vai voltar a visitar todos os municípios para fazer o planejamento político. “Somos a única tendência que defende a candidatura própria ao governo estadual e temos que preparar terreno para isso”, observa o vereador.

O parlamentar petista disse, em entrevista ao Conexão Tocantins, que a direção estadual de seu partido nem tem acompanhado o trabalho nos municípios. Ele defende a municipalização das discussões, que estão ficando mais no âmbito da cúpula. “Temos que fortalecer as nossas lideranças municipais, promovendo os debates e realizando seminários, para prepararmos as bases, sobretudo, para a disputa das prefeituras em 2012, com candidaturas próprias”, especulou Bismarque.

Na sua avaliação, essa aproximação do campo majoritário com o senador João Ribeiro é “nociva” para o futuro do PT. “Precisamos estar melhores organizados para fazer alianças com partidos mais ligados à esquerda. Só assim, temos chances de elegermos um maior número de deputados e termos representação junto à Câmara Federal”, argumenta o vereador licenciado.

(Gilson Cavalcante)