Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O projeto de revitalização da Praça dos Girassóis será realizado no início do ano que vem, segundo o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Alvenir Lima da Silva. De acordo com ele, o processo licitatório para escolha da empresa que executará o serviço será aberto em fevereiro. A praça é considerada uma das maiores da América Latina, com uma extensão de 686 mil metros quadrados, e reúne monumentos arquitetônicos e artísticos, como o Palácio Araguaia, o Memorial Coluna Prestes e o 18 do Forte.

Até lá, pequenos reparos estão sendo pontualmente realizados. Mês passado foram podadas árvores e o gramado. Nos próximos dias haverá limpeza das pedras portuguesas do calçadão, que será realizada por meio de máquinas que resgatam a cor original das pedras, informou o secretário.

De acordo com Lima, o novo projeto da praça trará um visual que inclui paisagismo com maior número de árvores e iluminação, para valorizar a arquitetura das secretarias. O projeto contempla também a recuperação dos monumentos artísticos que sofreram as agressões do tempo e do vandalismo. O objetivo, segundo explica Lima, é de transformar a praça em um ambiente mais acolhedor. “Queremos cuidar da praça de uma maneira que a população não fique apenas no seu entorno, na prática de cooper, mas que aproveite toda ela como uma opção de lazer”, ressaltou Lima.

O projeto está orçado em R$ 1,7 milhão que inclui investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Palmas. O secretário destaca que também serão buscados parceiros também na iniciativa privada no sentido de dotá-la de equipamentos de ginástica.

 

Fonte: Secom