Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A senadora Kátia Abreu (DEM) foi criticada pelo governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e sua base aliada, durante solenidade de entrega de 150 títulos de terra no município de Campos Lindos, neste sábado, 28. A reportagem da revista Carta Capital que mostra uma suposta grilagem pública de terras, que teria beneficiado a senadora Kátia Abreu em Campos Lindos foi repercutida no evento.

Carlos Gaguim, que se referiu a Kátia Abreu como a “aquela senadora que gosta de tomar terra dos outros”, lembrou que o atual prefeito, Jorlênio Menezes, derrotou o candidato da senadora e disse que o governo não irá desrespeitar o ser humano. “Não vamos permitir que famílias de cidadãos que estavam nessas terras há mais de cem anos tenham suas terras tomadas. O que vamos fazer é respeitar o ser humano”, disse Gaguim

Já o senador João Ribeiro (PR) afirmou que o fato mancha a imagem do Tocantins no Brasil e cobrou investigação do caso. “Nós vamos solicitar investigação dessa questão, pois é lamentável que uma senadora do Tocantins se beneficie com terras tomadas de pequenos agricultores”, disse.

Segundo o agricultor Vitor de Castro Souza, Juarez Reis, o agricultor que teve sua terra desapropriada em benefício da senadora, sempre foi conhecido em Campos Lindos como um homem pacífico e trabalhador. “Conheço ele desde a infância e ele sempre foi uma pessoa trabalhadora, que não se envolvia em confusão de posse de terra. Depois que a terra dele foi tomada pela senadora Kátia Abreu, sua vida piorou. Hoje ele passa necessidades, morando numa pequena gleba de terra. Muito triste a situação dele”, contou o agricultor, um dos beneficiados com o título definitivo de posse de terra.