Geral

Foto: Divulgação

O município de Gurupi, a 230Km de Palmas, sediou nesta terça-feira, 8, a quinta etapa do Fórum Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu 107 pessoas de 16 municípios da região com representantes das prefeituras e da sociedade civil. Na ocasião, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dolores Nunes, anunciou uma ampliação no projeto Leite é Saúde para o ano de 2010. O projeto, que atualmente atende 45 municípios, passará a beneficiar 95, e Gurupi será atendida com 1mil litros de leite.

O Consea – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, reunirá os 139 municípios do Estado em 7 Fóruns regionais com o objetivo de debater a Política Estadual de Segurança Alimentar do Tocantins e a consolidação do Sisan – Sistema Estadual de Segurança Alimentar.

De acordo com o presidente do Consea, Iramar Cardoso da Silva, o Fórum está promovendo um amplo debate sobre segurança alimentar em todo o Estado e os resultados contribuirão para construção da política estadual da área. Iramar explica que durante as atividades os participantes debatem e podem sugerir alterações e contribuições em três projetos de leis, fundamentais para construção do marco regulatório estadual da Segurança Alimentar. Os documentos são: a Losan – Lei Orgânica, a Lei de Institucionalização do Consea e o Plano Estadual. Depois de acrescentadas as contribuições da população tocantinense os projetos de lei serão encaminhados à Assembleia Legislativa para aprovação.

A secretária Dolores Nunes reafirmou o compromisso do Governo do Estado em tratar do problema da fome no Estado apoiando as discussões e mantendo projetos concretos como o Leite é Saúde, Ciranda Alimentar - responsável pela alimentação de crianças com idade entre 0 e 5 anos, Compra Direta Local, Cozinhas Comunitárias, entre outros.

O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, prestigiou o evento e declarou que o Brasil ainda não é um país que pode apenas ensinar a pescar, por isso defende as ações emergências de combate à fome. “Matar a fome, principalmente de crianças, não é apenas um compromisso social, mas um compromisso humanitário”.

O Encontro em Gurupi é a quinta etapa do Fórum regional. A próxima acontece em Dianópolis, nesta quinta-feira,10, e reunirá 19 municípios da região. A última etapa acontece no dia 18 em Palmas e participarão 18 cidades.

 

Fonte: Secom

Por: Redação

Tags: Alexandre Abdalla, Dolores Nunes, Gurupi