Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Com a expectativa de atrair investimentos e parceiros para o Tocantins, o governador Carlos Henrique Gaguim, ao lado da primeira-dama Rose Amorim, embarcou na manhã desta terça-feira, 8, para missão oficial no exterior que percorrerá, durante 15 dias, quatro países – Estados Unidos, Dinamarca, Índia e Emirados Árabes.

Até lá, o comando do governo do Estado fica a cargo do governador em exercício, Eduardo Machado, que assumiu a administração momentos antes do embarque de Carlos Gaguim, na sala vip do hangar do Estado no aeroporto de Palmas. A passagem do cargo foi prestigiada pelo senador João Ribeiro, a deputada federal Nilmar Ruiz e auxiliares do governo.

Carlos Gaguim sintetizou que espera trazer dos EUA investimentos para o agronegócio. Já em Copenhagen, na Dinamarca, acredita que o debate com os organismos internacionais será favorável à redução da poluição mundial e trará compensações ambientais a quem se preocupa com a sustentabilidade, como o Tocantins.

Da Índia e Emirados Árabes, o governador também disse estar confiante em firmar parceria com o setor farmacêutico. “Essa viagem tem que render frutos, render lucros para o Tocantins e dentro de três ou quatro meses os resultados serão mostrados à nossa sociedade”, ressaltou.

Ao entregar o cargo ao vice-governador Eduardo Machado, Carlos Gaguim disse que viaja tranquilo. “Tenho certeza de que o governo fica em boas mãos, porque Eduardo Machado é um empresário que sabe lidar com a máquina pública e é competente”.

Na ocasião, o governador também falou de compromissos que deixou consolidados antes de partir para a missão, ainda na noite desta segunda-feira, 7, no Palácio Araguaia. “Autorizamos ontem o cheque-moradia que vai beneficiar mais de mil pessoas e deixamos autorizado para ser liberado o pagamento para pequenas empresas que nos prestaram serviços”, destacou Carlos Gaguim ao considerar satisfatório também encontro com representante do Banco Mundial que gerou a expectativa de angariar, ainda no primeiro semestre de 2010, R$ 375 milhões para investimentos no Tocantins.

Eduardo Machado destacou que espera da equipe de governo o mesmo comprometimento e a mesma parceria dos parlamentares para dar continuidade às ações. “Precisamos ter bom senso para chegar ao fim do ano com os compromissos em dia e traçar um projeto para que a gente possa ter um 2010 com projeção e firmeza, como determina o governador”, disse ele, que pretende reunir-se com os secretários nos próximos dias.

Fonte: Secom