Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A partir de 2010, o Centro de Ensino Médio de Palmas ofertará ensino profissionalizante em parceria com a Polícia Militar. O projeto nasceu da demanda da própria comunidade. Hoje, o CEPMIL - Centro de Ensino Médio da Polícia Militar atende 240 estudantes e tem lista de espera com mais de 1.000 jovens.

As aulas são oferecidas na Modalidade EMI - Ensino Médio Integrado e Educação Profissional. O CEPMIL está em atividade desde o início de agosto deste ano, com formação profissional nas áreas de música, trânsito e informática. Para o próximo ano, a previsão é de que novos cursos sejam oferecidos, um deles o de logística. Todas as disciplinas estão sendo ministradas com foco no empreendedorismo. Na primeira fase de inscrições, a concorrência foi de três candidatos para cada vaga.

A junção com o CEM de Palmas vai solucionar duas questões. Uma delas, a falta de estrutura do CEPMIL para atender a demanda reprimida. A outra é a utilização, de forma integral, do espaço físico do CEM, uma das maiores estruturas em se tratando das unidades da rede estadual. Hoje, a escola atende número de alunos bem inferior à capacidade estrutural do prédio, que é de 1.500.

Toda a estrutura de profissionais do CEM vai continuar exercendo suas atividades. Os jovens que estudam no colégio também vão poder continuar normalmente sua formação, no mesmo local. De acordo com o subsecretário de Educação e Cultura, Galileu Guarenchi, não haverá prejuízo para nenhuma das partes envolvidas no processo. “Precisamos que os professores participem das mudanças, porque conhecem bem a realidade do CEM. O colégio vai continuar com as mesmas atividades, só que com a previsão de atender uma das metas da Seduc, que é ofertar ensino profissional para estudantes do ensino médio”, esclareceu Guarenchi.

O CEPMIL também pretende instalar escolas em Arraias, Gurupi e Araguaina. “Embora a PM tenha como principal finalidade a segurança pública, buscamos desenvolver a educação. Quando jovens estão envolvidos podemos ter a certeza de que o trabalho vai dar certo”, afirmou o comandante da PM do Estado, Joaidson Torres de Albuquerque.

Matrículas

As matrículas para os novos cursos acontecem no período regular. Estarão abertas de 14 a 19 de janeiro para os alunos novatos. Já para as rematrículas, o período é de 4 a 8 de janeiro. As aulas na rede estadual de ensino começam em 21 de janeiro de 2010.

 

Fonte: Secom