Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Pinto Macêdo, no Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, na tarde desta terça-feira, 29, em Brasília. O Comando da Aeronáutica pretende deslocar o Batalhão de Operações Especiais do Exército, em Goiânia, e o Esquadrão de Transporte de Tropas da FAB – Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro, para um novo local no Centro-Oeste. Algumas cidades estão sendo estudadas para se verificar qual local seria mais viável para a instalação de uma Base Aérea de treinamento.

O governador sugeriu a área portuária de Palmas devido à possibilidade de se construir, em seus 23 km², uma pista exclusiva para treinamento de paraquedistas. Ele espera que a Base venha absorver o contingente local. “A Aeronáutica vai criar perspectivas para atender nossos jovens, serão mais de 4 mil jovens, e ainda vai levar para lá a brigada de pára-quedistas. (...) Colocamos Palmas como prioridade”, afirmou.

Gaguim convidou o tenente-brigadeiro a conhecer a capital tocantinense. O tenente-brigadeiro mostrou interesse e afirmou que pretende colocá-la no roteiro de visitas para discutir com o grupo de trabalho do Exército e Aeronáutica. Também disse que há a possibilidade de a base ser instalada em Palmas, pois “existe uma grande colaboração e intenção dos dirigentes políticos do Estado de se ter a presença das Forças Armadas. É uma área com muito espaço como necessita a força aérea para seus treinamentos”.

O secretário de Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha, e o assessor de Mercado Aéreo, Eduardo Artur Silva, acompanharam o governador.

Banco do Brasil

Pela manhã, o governador esteve na sede do Banco do Brasil, onde se reuniu com a diretoria de governo do Banco para tratar de um financiamento de R$ 60 milhões para o Estado. O contrato já foi aprovado e está sendo elaborado pela assessoria jurídica da instituição.

Educação

O secretário Leomar Quintanilha e o governador do Estado conversaram, no início da manhã, na Secretaria de Representação, sobre a possibilidade de se terceirizar os serviços de alimentação das redes públicas de ensino e saúde e do sistema prisional. O governador deve analisar melhor os projetos e avaliar os custos para o Estado.

Fonte: Secom