Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Páginas de Menina é um dos curtas que serão apresentados

Páginas de Menina é um dos curtas que serão apresentados Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Páginas de Menina é um dos curtas que serão apresentados Páginas de Menina é um dos curtas que serão apresentados

Estréia no próximo sábado, 9, no Cine Cultura da Sala Sinhorzinho, localizada no Espaço Cultural, o filme Avatar, de James Cameron. O longa, que fica em cartaz até 29 de janeiro, terá sessões de segunda à sexta em dois horários (18h30min e 21h30min) e de sábado à domingo em três horários (15h, 18h30min e 21h30min).

O filme conta a história de Jake Sully (Sam Worthington) um fuzileiro naval paraplégico que viaja à Pandora, um planeta distante e rico em um precioso minério chamado unobtanium, que atrai a ganância de uma empresa da Terra. O local é também o lar dos NaVi, seres humanóides primitivos, mas com capacidade física superior aos humanos.

Por serem incapazes de sobreviver no planeta, os humanos criam seres híbridos chamados de avatar, que são controlados por meio de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados nos corpos dos avatares.

Nesse cenário, Jake deve auxiliar uma equipe de cientistas controlando a distância seu avatar para que ele possa se integrar à cultura local. Porém, ao conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma NaVi que o ajuda em sua ambientação na civilização alienígena, ele se vê obrigado a escolher o lado que tomará no conflito.

Em apenas 17 dias após o seu lançamento, Avatar já havia arrecadado mais de 1,02 bilhão de dólares, o que o torna o quarto filme mais rentável da história do cinema. O longa, que já ultrapassou a marca de Batman - O Cavaleiro das Trevas (1,01 bi), tem agora pela frente os filmes Piratas do Caribe: O Baú da Morte (1,06 bi), em terceiro, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (1,11 bi), em segundo, e Titanic (1,84 bi), filme anterior de Cameron, que se mantém em primeiro.

Curta Petrobrás às 6

O Cine Cultura também mostra a partir da próxima sexta, 8, a nova programação do Curta Petrobrás às 6, que apresentará até o dia 2 de fevereiro o programa Relação, composto pelos curtas Páginas de Menina, A Vida ao Lado e Beijo de Sal, com classificação indicativa de 16 anos. Inicialmente, as sessões terão início às 18h, mas após o lançamento de Avatar elas passarão a ser apresentadas mais cedo, às 17h.

Páginas de Menina, de Monica Palazzo, conta a história da jovem Ingrid, que começa a trabalhar na livraria Machado de Assis, onde conhece Silvia, a gerente. Porém, o que poderia ser um encontro casual vai influenciar as escolhas que moldarão seu futuro de forma importante e duradoura.

Já em A Vida ao Lado, de Gustavo Galvão, acompanhamos três personagens: Cecília, Ana e Alberto. Cecília sonha com Ana, mas não tem coragem de se aproximar dela. Ana tenta conquistar Alberto, que pensa em se matar. Num dia decisivo, os três vizinhos passam a dividir a mesma experiência: o amor.

Por sua vez, Beijo de Sal, de Fellipe Gamarano Barbosa, é ambientado em uma ilha isolada na costa verde do Rio e trata da luta de Rogério Trindade luta para trazer seu melhor amigo de volta para a boa-vida.

Programação

Avatar – 09 a 29 de janeiro

Segunda à Sexta – 18h30min e 21h30min

Sábado e Domingo – 15h, 18h30min e 21h30min

Curta Petrobrás às 6 – 08 de janeiro a 02 de fevereiro

Terça à Quinta – 18h

Após o lançamento de Avatar – 17h

Fonte: Ascop