Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O livro Edward Péricles e o Senhor do Mundo - Livro I (Clube de Autores, 73 p.) de Denílson Costa apresenta uma metáfora sobre a eterna busca pelo poder. O livro tem como personagem central o jovem Edward Péricles que morava numa chácara com os pais.

Edward andava triste porque sua namorada Ewá que morava na cidade havia desaparecido misteriosamente. Fato que o levou a desejar a morte. No entanto, sua vida muda quando certa noite recebe a visita de uma Rasga-Mortalha que lhe entrega uma peça de cristal. Na verdade o Triângulo do Poder. Objeto de desejo de dois homens: Emir Wiki, o Presidente Mundial e Byron Cooper, o Terrível.

A história não termina na última página do livro. Segundo o autor o ponto final se dará no quarto livro, quando ocorrerá a batalha final entre Edward Péricles e seus dois grandes inimigos: Emir Wiki e Byron Cooper. “Que a esta altura estarão unidos contra Edward”, adianta o autor. Dessa maneira, o livro faz referência sobre as alianças que ocorre no meio político. Fato que aparece nesta obra. Jogo de interesses, traições e manipulações são frequentes e corriqueiras no enredo de Edward Péricles.

O livro mistura seres humanos e animais com monstros, duendes e fadas. Ambos vivendo sobre o domínio de dois homens. Alguns se rebelam; outros aceitam passivamente. Os que aceitam sofrem as mais terríveis humilhações. Os que se rebelam apenas três (Edward, Ewá e Dolore) são perseguidos.

O livro é escrito numa linguagem simples e traz textos curtos, sem grandes descrições, deixando essa parte para o leitor.

Sobre o autor

Denilson Costa formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins. É redator nato e roteirista autodidata. Já foi professor de séries iniciais na Rede pública Municipal de ensino de Palmas (TO), fato que he deu fôlego para escrever histórias infanto-juvenis.

Veja trecho do livro:

"Encontrou Edward Péricles sentado em um banco da Praça Mundial. Ele estava chorando.

_ Meu pai foi devorado pelos urubus _ disse Edward Péricles assim que o comandante se aproximara. _ E minha mãe desesperada atirou-se ponte abaixo.

O comandante fez uma expressão de pena.

_ O Presidente... O Presente Mundial quer falar com você.

_ Não quero falar com ninguém_ disse Edward Péricles revoltado. _ Primeiro Ewá, depois meus pais...

_ Quem é Ewá? _ perguntou o comandante.

_ Meu grande amor.

_ Morreu?

_ Melhor se tivesse morrido_ respondeu Edward Péricles. _ Desapareceu misteriosamente na noite em que íamos nos casar.

_ Então Ewá pode está viva, não acha?

Edward Péricles levantou-se e segurou o comandante violentamente.

_ Por que diz isso? O que sabe sobre Ewá?

_ Nada. Não sei nada sobre ela...

_ Onde ela está?

_ Pode está com Byron Cooper! _ provocou o comandante. _ Não Havia pensado nisso?

Edward Péricles soltou o comandante.

_ Vou atrás dele! _ gritou.

_ Primeiro vamos falar com o Presidente Mundial.

_ Não! Vou atrás de Byron Cooper.

_ Você mesmo disse que foi Byron Cooper o responsável pela destruição da Estátua da dominação...

_ Sim. Foi ele!

_ Então esse Byron Cooper deve ser muito poderoso. E, sendo assim, você não pode enfrentá-lo sozinho. Precisa da ajuda do Presidente Mundial.

Edward Péricles ficou em silêncio por algum tempo.

_ É, preciso da ajuda do Presidente Mundial _ disse. _ Vamos falar com ele".