Meio Ambiente

Foto: Edvânia Peregrini

O presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, entregou na tarde desta terça-feira, 12, na sede do órgão, dois quadriciclos ao gerente do Parque Estadual do Lajeado, Marinho Rodrigues. “A intenção é facilitar e agilizar os trabalhos de proteção e conservação da Unidade”, garantiu Stalin.

Os veículos foram adquiridos com recursos provenientes do convênio firmado entre o Naturatins e a Investco, como compensação ambiental aos impactos decorrentes da formação do lago da UHE- Lajeado.

“Estes quadricíclos serão muito úteis nas atividades de parque, tanto no monitoramento para proteção da área quanto no combate às queimadas durante a estiagem, pois com eles será mais fácil alcançar locais onde a caminhonete com a bomba d´água não tem acesso”, explicou o gerente da Unidade de Conservação, Marinho Rodrigues.

Além dos quadriciclos adquiridos a Unidade de Conservação conta ainda com duas caminhonetes, sendo uma utilizada no combate às queimadas com uma bomba e reservatório de água com capacidade para 1.200 litros, e duas motocicletas. Já a equipe é composta por 11 servidores, dentre eles o gerente, fiscais, guarda-parques e auxiliares.

Parque Lajeado

O Parque Estadual do Lajeado, criado em maio de 2001, tem como objetivo principal proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas.

A Unidade fica a cerca de 25 quilometros da Capital, sentido a Aparecida do Rio Negro