Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges

O governador Carlos Henrique Gaguim deu posse, nesta quinta-feira, 14, a Rosaldo de Farias Ribeiro como primeiro presidente da Fundação Pioneiros Mirins e a Lucas Lemes como vice-presidente, determinando a meta de que o programa seja gerido com planejamento de longo prazo e sem interferências políticas. Na ocasião, também foram empossados os nove membros do Conselho Diretor da Fundação, que passa a ter como presidente Renato Jayme da Silva.

A Fundação Pioneiros Mirins é uma entidade estadual com autonomia orçamentária e administrativa que tem a função de gerenciar o Pioneiros Mirins – o maior programa social do Tocantins, com mais de 42 mil crianças e adolescentes atendidos, integrantes de famílias com renda per capta de 1/3 de salário mínimo..

Na solenidade, o governador ainda destacou que pretende envolver os pioneiros mirins e seus familiares em um amplo projeto de plantio de árvores e qualificar profissionalmente os adolescentes. Dois mil deles devem ser qualificados já em 2010, por meio de parceria com o Sistema S (Sebrae, Sesi, Senai), segundo adiantou o vice-governador, Eduardo Machado.

“Vamos chamar a sociedade para participar, porque o Pioneiros Mirins é o programa mais importante do Governo”, disse Carlos Gaguim. Os presidentes da Fundação e do Conselho Diretor, em sintonia, defenderam uma ampla reestruturação do programa.

Até hoje o programa Pioneiros Mirins era gerido pela Setas – Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Com a criação da Fundação, é possibilitada a reestruturação do programa, o fortalecimento de seu caráter pedagógico e a busca de parcerias em empresas privadas, para a captação de recursos.

Perfil

Rosaldo Ribeiro, novo presidente da fundação, atuava como diretor do Pioneiros Mirins. Natural da cidade de Codó (MA), possui formação em Direito e Teologia, pós-graduação em Direito Civil, em Direito Processual Civil e atualmente cursa pós-graduação em Direito Penal e Ciências Criminais. É pastor há 26 anos e membro da Ciadseta - Convenção Interestadual dos Ministros e Igrejas Assembléias de Deus do Seta, além de ter atuado por 15 anos como sindicalista junto à Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. 

Membros do Conselho Diretor da Fundação Pioneiros Mirins:

Renato Jayme da Silva (Presidente), representando a Seduc – Secretaria de Educação e Cultura.

César Augusto Tavares, representando a Setas – Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Ricardo Abalem Júnior, representando a Sespo – Secretaria do Esporte.

João Batista Paxeco, representando a Sejuv – Secretaria da Cidadania e Justiça..

Joaquim Carlos Parente Júnior, representando a Sejuv – Secretaria da Juventude.

José Fernandes da Silva, representando a Sesau – Secretaria da Saúde.

Domingas de Jesus Melgaço Bezerra de Oliveira, representando a sociedade civil organizada.

Rosimar de Sousa Brito, representando a sociedade civil organizada.

Maria de Fátima Lopes da Silva, representando a sociedade civil organizada.

Fonte: Secom