Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

Estudantes universitários de nove estados brasileiros e do Distrito Federal estarão no Tocantins durante os próximos 15 dias, dedicando parte de suas férias à prestação de trabalho voluntário junto às comunidades carentes, por meio do projeto Rondon – cujas atividades foram abertas na manhã deste domingo, 24, em solenidade realizada no Palácio Araguaia, em Palmas, com a presença do governador Carlos Henrique Gaguim, de parlamentares e representantes do Exército.

A Operação Centro-Nordeste Tocantins do projeto Rondon vai envolver mais de 280 estudantes universitários, integrantes de 36 instituições de ensino superior do país, incluindo três do próprio Estado (Facto - Faculdade Católica do Tocantins; Unirg – Universidade Regional de Gurupi e Fiesc – Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas). O Exército entra com apoio logístico, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras envolvidas.

A prestação de serviço se estende até 7 de fevereiro, beneficiando 18 municípios. Porém, durante a solenidade, o governador Carlos Gaguim se antecipou e pediu ao coordenador geral do Projeto Rondon, general Paulo Humberto de Oliveira, que todas as 139 cidades do Estado sejam integradas ao projeto já em sua próxima etapa, no mês de junho.

Aos estudantes, chamados de rondonistas, Carlos Gaguim solicitou apoio no sentido de que ajudem a diagnosticar a realidade dos municípios tocantinenses e, a partir disso, apresentem projetos. “Nós vamos apoiar todos os projetos de desenvolvimento humano e que envolvam também a sustentabilidade. Precisamos dos ensinamentos de vocês e juntos podemos fazer com que ocorra uma transformação em nossa realidade”, disse o governador, que, ao final, vestiu o chapéu e a mochila dos rondonistas.

O coordenador geral do Projeto Rondon explicou que as ações serão prestadas seguindo um projeto específico para cada município, elaborado pelos estudantes, divididos em equipes de trabalho. São, sobretudo, ações de capacitação, prestadas junto a entidades de classe e sindicatos.

Realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social, voltado a levar o bem-estar até comunidades carentes. Em contrapartida, serve às universidades como uma grande ação de extensão e de integração dos estudantes com a realidade do interior do país, de estados diferentes da suas regiões de origem.

Participaram da solenidade de início das atividades do Projeto Rondon o senador João Ribeiro; o deputado estadual Marcelo Lelis; e o comandante do 22° Batalhão de Infantaria, Marco Antônio Martin, entre outras autoridades.

Municípios participantes

Arapoema, Colméia, Dois Irmãos, Miranorte, Divinópolis, Pium, Lagoa da Confusão, Aliança do Tocantins, Formoso do Araguaia, Nova Olinda, Itacajá, Guaraí, Miracema, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Silvanópolis, Santa Rosa e São Valério.

Fonte: Secom