Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Durante fiscalizações realizadas nos novos supermercados que se instalaram em Palmas, a equipe do Procon/TO identificou diversas irregularidades. Para que o consumidor não seja vítima desse mercado competitivo, com marcas, preços, qualidade e ofertas a compra deverá ser feita com muita atenção e consciência.

“Alguns problemas não serão resolvidos somente com a fiscalização ostensiva dos agentes do órgão, mas necessitarão da atenção constante dos consumidores na hora de realizar as compras”, disse o superintendente do Procon/TO, Tenente Célio Carmo Sousa.

Uma das irregularidades encontrada foi diferença de preço do produto ofertado com o que é cobrado no caixa. Para não sofrer uma cobrança indevida, o Procon orienta nesse caso ficar atento na hora de passar a mercadoria no caixa conferindo item por item. “É importante que o consumidor não realize suas compras com presa e verifique sempre com maior atenção os produtos em oferta e lançados nos encartes publicitários. O consumidor deve conferir sempre os produtos, suas quantidades e preços na hora de passar no caixa e cobrar a nota fiscal,” lembrou o superintendente.

Restrição indevida sem justificativa na aquisição do Cartão de Crédito do supermercado, mais conhecidos como cartões fidelidades, também estão sendo práticas adotadas pelos supermercados que desrespeitam o CDC - Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o CDC, o consumidor tem o direito de saber qual o motivo que seu cadastro não foi aprovado pela empresa. Caso a empresa se negue a dizer qual a verdadeiro motivo da negativa o consumidor deverá procurar o Procon para exigir o cumprimento dos seus direitos.

Celulares

A atenção do consumidor deverá ser redobrada na hora de adquirir produtos como aparelhos celulares. O Procon verificou que as empresas não estão informando sobre a fidelização dos aparelhos. Ao adquirir um aparelho celular fidelizado o consumidor fica sujeito à multa caso mude de operadora antes do fim do contrato. É dever do fornecedor informar ao comprador sobre as especificações do produto, entretanto o consumidor deve ficar atento na hora de comprar, sempre ler atentamente todos os contratos antes de assiná-lo.

O Procon autuou as empresas dando prazo para regularização. Caso o consumidor ache que seus direitos não estão sendo respeitados deverá entrar em contato com o Procon e solicitar a visita dos agentes pelo telefone 151 ou no Núcleo do Procon pelos fones 063-3218-2060 ou 2061.

 

Fonte: Secom