Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria Estadual da Comunicação (Secom) esclareceu nesta terça-feira, 26, a polêmica declaração do governador Carlos Henrique Gaguim, que afirmou à imprensa, na última sexta-feira, durante a homologação do concurso da Saúde, que o concurso público do Quadro Geral “não é prioridade”. O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) manifestou insatisfação com as declarações do governador.

Segundo a Secom, pelo fato do concurso público do Quadro Geral ainda estar sub judice, o governo do Estado só poderá se manifestar quando o Poder Judiciário decidir pela validação, ou não, do certame, e que, neste caso, o governador entende que naquele momento o que estava em evidência era o concurso público da Saúde, que estava sendo homologado.

A Secretaria de Comunicação lembra que o governador se mobilizou, ainda como governador interino, em outubro do ano passado, em prol da homologação do concurso, tendo participado de audiência no Tribunal de Justiça em busca resolver as pendências judiciais que impedem a homologação.

Ainda segundo a Secom o governo busca preencher o maior número possível de cargos públicos através de concurso e em breve também homologará o concurso da Educação.

Confira na integra a nota da Secom

Nota de Esclarecimento

Em relação à declaração do governador Carlos Henrique Gaguim, dada à imprensa na última sexta-feira, 22, no Palácio Araguaia, onde foi dito que o concurso público do Quadro Geral “não é prioridade”, a Secom - Secretaria Estadual da Comunicação, vem por meio desta nota esclarecer que:

1 - O Governador entende que, naquele momento, o que estava em evidência era o concurso público da Saúde, que estava sendo homologado, e as medidas emergenciais anunciadas para o setor. O Governo do Estado entende, também, que devido à falta de médicos em hospitais públicos tocantinenses, problema que já se arrasta por vários anos, se faz necessário um completo empenho para garantir atendimento médico de qualidade ao cidadão;

2 - Pelo fato do concurso público do Quadro Geral estar com pendências judiciais, o Governo do Estado só poderá se manifestar quando o Poder Judiciário decidir pela validação ou não do certame;

3 - Ainda enquanto Governador Interino, Carlos Henrique Gaguim, se mobilizou em prol da homologação do concurso público do Quadro Geral do Estado. Em outubro do ano passado, o Governador participou de audiência no Tribunal de Justiça do Estado visando a resolução das pendências judiciais que impedem a homologação do concurso, por considerar todos os funcionários públicos do Estado importantes para o desenvolvimento do Tocantins;

4 - O Governo do Estado busca preencher o maior número possível de cargos públicos através de concursos. Por esse motivo, o Governador Carlos Henrique Gaguim homologou o concurso da Saúde e já iniciou a convocação dos aprovados para iniciarem suas atividades nos hospitais e postos de saúde do Tocantins e, em breve, homologará o concurso da Educação.

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO DO TOCANTINS - SECOM