Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Seduc - Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins divulga nesta terça-feira, 25, o regulamento oficial da maior competição esportiva estudantil do Estado, o JET’s - Jogos Estudantis do Tocantins. A competição que está na sua 20ª edição traz este ano duas novidades. Primeiro a inclusão da categoria de 12 a 14 anos, além da que já existia de 15 a 17 e a realização de uma nova fase, a interna.

Criador dos JET’s em 1989, quando exerceu pela primeira vez a função de secretário da Educação e Cultura, o senador lincenciado, Leomar Quintanilha, lembra da importância de estimular o esporte na vida dos jovens. “Fiquei chateado no ano passado quando soube do pequeno número de estudantes que participaram dos jogos. No universo de quase 230 mil alunos, apenas seis mil participaram”, observou Quintanilha acrescentando, que nesta edição a meta é que mais de 100 mil alunos se inscrevam na competição. “O esporte é um dos caminhos viáveis rumo ao exercício da cidadania, por vamos trabalhar para que toda a comunidade estudantil se envolva no processo”, ressalta.

Os alunos das duas categorias poderão disputar as seguintes modalidades: atletismo, xadrez, natação, judô e tênis de mesa, no estilo individual; e na coletiva: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, ambos para o sexo masculino e feminino.

Novidades

Os jogos serão divididos em quatro fases, sendo elas, a interna, etapa recém criada, onde as unidades escolares vão realizar os Jogos Interclasses. As demais serão realizadas em etapas municipais, regionais e a estadual.

Os atletas vencedores na etapa estadual em cada uma das modalidades esportivas serão classificados para a fase nacional, prevista para acontecer em Fortaleza - CE, no final deste ano.

A realização dos jogos é uma promoção da Seduc em parceira a Secretaria do Esporte do Estado, Assembleia Legislativa do Tocantins, Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais e Federações Esportivas.

Acompanhe abaixo o calendário dos jogos e confira o regulamento oficial na íntegra no site www.seduc.to.gov.br.

Fonte: Ascom Seduc