Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

“Investidores do mundo inteiro têm interesse no Tocantins, mas para que o desenvolvimento chegue o governo do Estado precisa fazer a sua parte, e é isso que estamos fazendo”, destacou o governador Carlos Henrique Gaguim enquanto deu início ao workshop de capacitação para o Planejamento Estratégico do Tocantins dos próximos 30 anos. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 27, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Participaram o vice-governador, Eduardo Machado, secretários de governo e técnicos da área de Planejamento das pastas.

Durante seu pronunciamento, Carlos Henrique Gaguim citou alguns dados que indicam a falta de planejamento nos últimos anos. Segundo um estudo recente realizado pelo governo do Estado, em quase 20 anos de funcionamento dos Pioneiros Mirins, poucos jovens foram inseridos no mercado de trabalho porque o programa não tinha esta finalidade. “Pela falta de planejamento, menos de 30 jovens saíram qualificados para o mercado de trabalho. A nossa meta é fazer diferente. Queremos nos próximos 30 anos capacitar cerca de 320 mil jovens por meio da Fundação Pioneiros Mirins”, afirmou o governador.

Segundo o vice-governador, Eduardo machado, a prioridade é o cidadão. “Esse trabalho é importante para nós gestores públicos, para que a gente possa fazer o que é certo hoje e definir prioridades e estratégias para o nosso desenvolvimento. Assim quem ganha é o cidadão”, concluiu.

O Planejamento Estratégico para 30 anos será desenvolvido em cinco etapas. O início é a capacitação dos secretários e técnicos das pastas para que em seguida o planejamento seja elaborado. “Esse trabalho envolve servidores de todas as secretarias. Esse que é o diferencial, pois envolve todo o corpo técnico do Governo”, explicou a superintendente de planejamento da Secretaria Estadual do Planejamento, Regina Martins. Ela ainda disse que será elaborado um documento, por volta do dia 13 de março, contendo uma visão ampla de tudo que pode ser feito em relação ao planejamento do Estado.

“Esse é um projeto da malha viária, da nossa educação, da segurança, da nossa saúde, enfim além de projetos de desenvolvimento vamos fazer projetos sociais”, ressaltou Carlos Gaguim, completando que com o plano também será possível buscar empréstimos sociais e recursos de outros países.

Etapas do Planejamento

O Planejamento Estratégico é um documento com estudos, proposta e medidas abrangentes que visem num futuro ao alcance de indicadores de desenvolvimento. Sua elaboração está dividida em cinco etapas. Primeira: nivelamento conceitual e capacitação da equipe que irá trabalhar na elaboração do documento; segunda: diagnóstico da situação atual do Tocantins, com o estudo das principais dificuldades estruturais e conjunturais, planos anteriores e projetos estratégicos em andamento; terceira: formulação do Planejamento Estratégico; quarta: definição dos indicadores de performance dos objetivos estratégicos do governo; e a quinta e última etapa é a validação dos trabalhos pelo governador Carlos Henrique Gaguim.

Fonte: Secom